docxxx

783 palavras 4 páginas
1) Quias são os orgãos da soberania?
R: São orgão da soberenia, o Presidente da República, Assembleia Nacional, e os Tribunais.
2) O que esta a se passar no Sudão do Sul?
R: acontece que o Sudão do sul após sofrer tantas décadas pela independência, país encara um possível retorno à guerra civil. Enquanto líderes regionais, até velhos inimigos, tentam conduzir negociações de paz, a população sul-sudanesa sofre mais uma temporada de confrontos e mortes.
Com pouco mais de dois anos de existência, o Sudão do Sul já sofre de alguns dos “males” que imperam no continente há décadas: traições, golpes de Estado, tensão étnica e a iminência de uma guerra civil.
Em meados de dezembro passado, o mundo ouviu Salva Kiir, o presidente do país mais jovem do mundo, dizer que golpistas tentaram tomar o poder e assumir o governo, mas falharam. O golpe de Estado,segundo o presidente, teria sido articulado pelo seu antigo vice, Riek Machar, no que seria uma continuidade da tensão política que o país africano vive há meses, desde quando o presidente dispensou todo o seu gabinete, incluindo Machar, como uma manobra para expurgar seus rivais políticos. Agora, semanas depois, o Sudão do Sul se encontra em uma posição na qual pode reviver mais um conflito sangrento após sua independência do Sudão – em julho de 2011 – naquela que foi a mais longa guerra civil da África.
Velhos inimigos, novos aliados… e vice-versa
Lembrando uma das mais velhas máximas da polític, na qual os aliados de hoje podem ser os inimigos de amanhã, os principais personagens do cenário do Sudão do Sul traduzem quase que ao pé da letra tal frase. O presidente Kiir e seu ex-vice Machar lutaram lado a lado por anos contra o governo do Sudão, comandado por Omar Hassan al-Bashir. Hoje, Machar é o inimigo do povo sul-sudanês e ele, al-Bashir, é o maior interessado na paz do país vizinho. Não exatamente por motivos humanistas – visto o histórico de al-Bashir – e sim pelo temor que o conflito interrompa o fluxo do

Relacionados

  • AÇÃO DPVAT
    3368 palavras | 14 páginas