DocWfsb1978

4849 palavras 20 páginas
613

O PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO COM INTUITO DE
EXPANSÃO

Andréia da Silva Salgado (Uni-FACEF)
Renata Ferreira Bolela (Uni-FACEF)
Thays Sanches Dinis (Uni-FACEF)
Orientador: Prof. MS Orivaldo Donzelli (Uni-FACEF)

INTRODUÇÃO
O presente artigo mostra que o processo decisório nas organizações se converte na essência da habilidade gerencial, em que a responsabilidade do gestor é decidir a melhor alternativa para cada momento em que se encontra a organização, de modo a garantir os resultados esperados.
O trabalho tem como objetivos específicos:
• Apontar a importância das tomadas de decisão para as organizações;
• Identificar como as escolhas dos gestores no processo decisório podem levar a organização a ganhos de resultados;
Com exceção dos problemas de rotina, (SHIMIZU, 2001) esclarece como bem conhecidos e com estrutura de opções bem definidas, o processo de formular alternativas de decisão e escolher a melhor delas é quase sempre caótico e complexo. Caótico porque os indivíduos e as organizações não possuem visão clara e completa dos objetivos e dos meios que definem o problema de decisão.
Complexo porque a incerteza, a falta de estruturação e o tamanho do problema podem inviabilizar a aplicação sistemática da maior parte das metodologias de decisão, as quais frequentemente utilizam julgamentos subjetivos.
Fatores tais como a globalização, o avanço tecnológico, o desenvolvimento das telecomunicações e a diminuição do tempo de processamento das informações, fazem com que o ambiente organizacional fique cada vez mais complexo, levando os administradores a reavaliarem constantemente o processo decisório. Deles, é exigida visão sistêmica e cautela nas tomadas de decisão. Deste modo, pode-se afirmar que o processo de tomada de decisão envolve riscos para os administradores. 614

O processo decisório segundo (JAMIL, 2006) consiste em que nas organizações se converte na essência da habilidade gerencial, em que a

Relacionados