Documentáro Mãe gentil

279 palavras 2 páginas
Linguagem: Narrativa

Natureza: O Rio Ipiranga, árvores.

Cultura: Futebol, música e professores.

Conceito e imagem: A imagem é caracterizada como o bairro da Liberdade que faz uma alusão ao conceito de Independência do Brasil as margens do rio Ipiranga.

Simbólico: Bandeira do Brasil, margem do rio Ipiranga sendo o símbolo da independência do Brasil e o letreiro do Mc Donald’s mostrando uma cultura estrangeira que virou parte da nossa, o que acaba agindo como uma crítica.

Subjetividade: O documentário faz uma crítica social

Estética de Comparação visível: Compara a letra do hino ao que acontece no Brasil, a letra diz uma coisa, mas sua realidade é bem diferente.

Estética de Comparação invisível: Compara a situação em que o rio Ipiranga se encontra com as pessoas que não tem ideia de como é o hino de seu próprio país ou não entende, ou seja, compara a importância que a sociedade e até o governo, de uma maneira implícita, dá a ambas às partes, nenhuma.

Escola de Frankfurt: Crítica social presente no documentário

Escolas Norte-Americanas: o documentário compara a situação do rio Ipiranga com as pessoas que estão em sua volta e não sabem o hino brasileiro → assim critica a sociedade → por consequência critica o governo que não investe em cultura, educação e melhoramentos no Brasil. (Fragmentar o objeto, que no caso é a crítica).

Faculdades Integradas Hélio Alonso - FACHA
Comunicação Social - Publicidade
Cultura, Memória e Sociedade

Ana Carolina Costa
Bárbara Payão
Marina Moura de Andrade

Trabalho
Documentário Mãe Gentil

Rio de Janeiro
2013

Relacionados