DOCUMENTOS PARA EXPORTAÇÃO

1011 palavras 5 páginas
1 - Documento da Exportação
No processo de exportação, os documentos desempenham importante função. Para facilitar o intercâmbio comercial, alguns documentos são padronizados, embora haja diferenciações de modelos conforme o país importador, o importante é que haja clareza nas condições da negociação.
1.1 Documentos para negociação com o importador
1.1.2 Fatura Proforma ou Pro Forma Invoice

Documento que dá início ao negócio. Logo após os primeiros contatos e manifestada a intenção de realização de uma operação comercial, o exportador emite para o importador uma fatura Proforma para que este providencie a Licença de Importação, dentre outras providências. Este documento é o modelo de contrato mais freqüente, formaliza e confirma a negociação, desde que devolvido ao exportador, contendo o aceite do importador para as especificações contidas.
É similar à fatura definitiva, porém com características de um orçamento, ou seja, não gera obrigação de pagamento por parte do comprador. Deve ser emitida no idioma do país importador ou em inglês.
O modelo apresentado contempla os dados essenciais de sua negociação. Você poderá acrescentar outros dados que julgue necessário, conforme solicitação do importador.

1.2 Documentos de Controle governamental
1.2.1 Registro de Exportação - RE

Documento eletrônico emitido e preenchido no SISCOMEX (Sistema Integrado de Comércio Exterior), diretamente pelo próprio exportador ou pelo seu representante legal. Tem a finalidade de registrar a operação para fins dos controles governamentais nas áreas comercial, fiscal, cambial e aduaneira.

1.3 Documentos para transporte interno de mercadorias
1.3.1 Nota Fiscal

A nota fiscal deve acompanhar a mercadoria desde a saída do estabelecimento até a efetiva liberação junto à Secretaria da Receita Federal. Ela precisa acompanhar o produto somente no trânsito interno.

1.4 Documentos para embarque para o exterior

Relacionados

  • Coleção_Sinopses_v
    157861 palavras | 632 páginas
  • curso de direito financeiro e tribut rio ricardo lobo torres
    151052 palavras | 605 páginas
  • Planejamento e gestão de turismo
    232315 palavras | 930 páginas
  • Carnoy Martin
    122297 palavras | 490 páginas