Documentos Facuk

255 palavras 2 páginas
BRASIL: PERÍODO DITATORIAL Entre 1960 e 1964, o Brasil passou por um debate intenso acerca do regime de governo a ser exercido, com embates e renúncias. Muitos cidadãos ainda lembravam da conturbada década de 1950, das diretrizes do governo, do suicídio de Vargas em 1954, e do fortalecimento das Forças Armadas. Os antecedentes históricos da década de 60 tem como base o fato que
Jânio da Silva Quadros, vindo do governo de São Paulo, elegeu-se presidente da
República com quase seis milhões de votos e assumiu a presidência em 1961, num clima de confiança geral. Entretanto, alguns dos seus atos sofreram violenta oposição dos políticos. Seu governo seguia um caminho contraditório: de um lado, buscava apoio junto a forças políticas reacionárias e, de outro, condecorava o ministro cubano Ernesto Che Guevara, líder guerrilheiro. Este seu ato provocou uma onda de protestos, em especial das forças nas quais buscava apoiar-se. Em 24 de agosto o político Carlos Lacerda dizia na televisão que o presidente estava tramando um golpe que o colocaria como ditador. No dia seguinte, Jânio Quadros renuncia, alegando não poder governar, em vista da atuação de poderosas "forças ocultas". Governou o país apenas sete meses.
Rainieri Mazzilli, presidente da Câmara Federal, assumiu provisoriamente a presidência, pois o vice-presidente João Goulart encontrava-se no estrangeiro.
19

Os ministros militares se pronunciaram contrários à volta de João Goulart, sob a alegação de que sua posse seria "inconveniente à segurança nacional".

Relacionados

  • Libras Que Lingua E Essa Audrei Gesser
    28751 palavras | 116 páginas