Documento018

9833 palavras 40 páginas
A Moreninha 1-autor
Joaquim Manuel de Macedo nasceu em Itaboraí Rio de janiero em 1820 .Fez faculdade de medicina e no mesmo ano de sua formatura 1844 ,publicou sua obra a moreninha muito apreciado pelo povo de sua epoca , foi professorsecundário, dramaturgo e romancista , teve muito destaque literario com este genero . Iniciou em 1849 a "Revista Guanabara" junto de Gonçalves Dias e Araújo Porto Alegre , morreu em 1882 no Rio de janeiro.
2-A Obra
Primeiro romance brasileiro , que se passa em pleno Rio de Janeiro do século XIX,e conta a história de uma aposta feita quatro estudantes, Augusto,Filipe, Fabrício e Leopoldo para passarem um fim de semana na casa de Dona Ana avó de Filipe, situada em uma ilha lá também estão Carolina, irmã de Filipe, que é a moreninha, e duas primas, Joana e Joaquina .Augusto garante que é é incapaz de se apaixonar por uma mulher por mais de 15 dias .Felipe faz uma aposta com ele, se amasse uma só mulher durante 15 dias ou mais, deveria escrever um romance narrando o que vai acontecendo ,se isso não acontecesse, quem escreveria o romance seria Filipe.O que ninguem imagina é que carolina "moreninha" esta com no destino de Augusto .
3-Tempo e Assunto
Personagens:
D.Carolina – É muito jovem e “moreninha” e também travessa, inteligente, persistente. Carolina encarna a jovem índia Ahy, que espera incansavelmente seu amado Aoitin. Uma antiga história da ilha que dona ana que conta a augusto.
Augusto: ele é um estudante alegre, jovem, inteligente e namorador. Tendo vários objetivo morais, fez o início de sua adolescência um juramento por seu amor Carolina “A MORENINHA” uhsuhguafydgaudhgugdyusduygaydgagdusduA Moreninha 1-autor
Joaquim Manuel de Macedo nasceu em Itaboraí Rio de janiero em 1820 .Fez faculdade de medicina e no mesmo ano de sua formatura 1844 ,publicou sua obra a moreninha muito apreciado pelo povo de sua epoca , foi professorsecundário, dramaturgo e romancista , teve muito destaque literario com este genero . Iniciou em

Relacionados