Documento sumaré dialética teorização do serviço social

Páginas: 9 (2165 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2012
Karen M. Sgobbi - Serviço Social - UNAERP

Documento Sumaré Dialética
Teorização do Serviço Social

Inicialmente, a dialética foi conceituada como a arte do diálogo e da discussão, principalmente na época de Platão remontar os conceitos aos princípios e ideias já existentes. Em Aristóteles, a dialética tem por objeto a dedução a partir de situações verdadeiras e suas possíveis variáveis,seguida da analítica, ou seja, o raciocínio que parte das premissas das variáveis da dialética. Já na Idade Média, a dialética passar ser um estudo que vem da lógica. Na critica de Kant, a dialética aparece como a lógica da aparência, ou seja, aquilo é exatamente como parece ser. Mas depois, o filosofo completa seu raciocínio com a crítica, ou seja, não basta apenas observar e analisar, mas tambémdeve-se fazer um estudo critico sobre o objeto em questão. Mas é com Hegel que este tema ganha uma perspectiva diferente, se resume em conhecer as contradições, ai se estabelece a trilogia, tese (tema), antítese (ideias contrárias, opostas) e síntese (agrupamento de fatos). Marx segue a linha de raciocínio de Hegel, mas ele dizia q a teoria dele estava de cabeça para baixo e precisava serconcertada, ele dizia que o mundo material é que dava as condições para ter uma concepção sobre ele, enquanto Hegel dizia que é a razão humana que nos fazia montar uma concepção sobre o mundo. Por isso, chamamos a dialética de Marx de Materialista.Escreve Marx: “Não é a consciência dos homens que determina o seu ser, mas sim seu ser social que determina sua consciência”, assim o “sujeito consciente” nadamais é que o resultado do contexto em que ele está inserido. Em suma, Marx mostra que o sistema capitalista se divide em duas classes: a classe dominante, que são o proprietários de terras, ou de industrias ou de empresas e a classe dominada, que é formada pelos assalariados. A história se movimenta pela luta entre as classes, e a revolução do proletariado acarretaria numa sociedade sem classes. OEstado, na tradição marxista, desempenha o papel de repressor, que intervém com força em favor da classe dominante, por isso, o ideal para ele seria uma sociedade sem classes e sem Estado.
O pensamento dialético pode ser definido em três grupos distintos: “pensamento das contradições”, “pensamento subjetivo” e “pensamento circular”. Em Marx, o pensamento das contradições significa que umaafirmação anula a outra, por exemplo: se eu afirmo que “o céu é azul” eu não posso afirmar que “o céu é verde”, ou vice-versa. Em Hegel, as contradições são mais complexas. Ele diz que uma afirmação oposta a outra não anula as afirmações feitas, para ele as contradições são infinitas, você pode fazer uma oposição à oposição já feita e a partir disto, obter uma terceira afirmação.
No pensamentosubjetivo, se baseia na filosofia existencial, onde um determinado objeto só existe para a pessoa se ela tiver conhecimento dele. Se uma pessoa não conhece o sentimento de medo, por exemplo, para ela, este sentimento não existe. E o pensamento circular, é aquele que liga os dois extremos, por exemplo: não haveria frio se não houvesse o quente, na haveria doce se não houvesse o amargo. A fenomenologiatambém esta ligada a dialética, pois o pensamento circular é uma tensão dos extremos. Gramsci, um grande pensador italiano, ao fazer uma analise sobre Marx e Lenine, ele afirmava que o Estado não era apenas a “máquina estatal”, mas sim tudo o que envolve a sociedade civil, como as escolas,as Igrejas, os sindicatos e etc. Marx diz que só existe um tipo de intelectual, que é o burguês, já Gramsciafirma que existem mais tipos de intelectuais, que são formados por uma sociedade junto desse Estado presente no dia a dia das pessoas, esses intelectuais são criados pelo próprio sistema para poder dar uma coesão para o mesmo sistema.
Mais recentemente, Althusser diz que não basta distinguir apenas o poder político do Estado e aparelho do Estado, existe ainda o aparelho ideológico deste mesmo....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teorização do serviço social: documento de sumaré
  • Os documentos de Araxá, Teresópolis e Sumaré e a cientifização do Serviço Social
  • teorizaçao no serviço social
  • Teorização do serviço social
  • Seminário de Teorização do Serviço Social
  • Teorização do Serviço Social
  • Teorização do serviço social
  • Teorização do serviço social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!