Documento de araxá

Páginas: 7 (1611 palavras) Publicado: 12 de junho de 2013
A Autocracia Burguesa: O “Modelo” dos Monopólios

NETTO, José Paulo. A autocracia burguesa: o “modelo” dos monopólios, In: Ditadura e Serviço Social: uma análise do Serviço Social no Brasil pós – 64. 4ª Ed.. São Paulo, Cortez, 1998 (p. 26-34).

“[...] o fulcro dos dilemas brasileiros no período de 1961-1964 pode ser sintetizado na constatação de uma crise da forma de dominação burguesa noBrasil, gestada fundamentalmente pela contradição entre as demandas derivadas da dinâmica do desenvolvimento embasado na industrialização pesada e a modalidade de intervenção, articulação e representação das classes e camadas sociais no sistema do poder político. [...]” (p. 26)
“Aos estratos burgueses mais dinâmicos abriam-se duas alternativas: um rearranjo para assegurar a continuidade daqueledesenvolvimento, infletindo as bases da sua associação com imperialismo, pela via da manutenção das liberdades políticas fundamentais ou um novo pacto com o capital monopolista internacional [...], cujas exigências chocavam-se com posições tornadas possíveis exatamente pelo jogo democrático. [...]” (p. 26)
“[...] as dimensões principais do sistema autocrático que se ergue a partir do golpe de 1964são as que transcendem a pura reiteração [...] dos traços consagrados na formação brasileira [...]. Estes traços novos [...] configuram-se e constelam-se nucleados pelo caráter concreto da sua funcionalidade [...]” (p. 27)
“[...] O Estado que se estrutura depois do golpe de abril expressa o rearranjo político das forças socioeconômicas a que interessam a manutenção e a continuidade daquelepadrão, aprofundadas a heteronomia e a exclusão. [...] O Estado erguido no pós-64 tem por funcionalidade assegurar a reprodução do desenvolvimento dependente e associado, assumindo, quando intervém diretamente na economia, o papel de repassador de renda para os monopólios, e politicamente mediando os conflitos setoriais e intersetoriais em beneficio estratégico das corporações transnacionais [...]”(p.27/28)
“Trata-se, pois, de uma funcionalidade econômica e política: [...] a reprodução do desenvolvimento dependente associado, nas novas condições, potenciava os mecanismos de transferência de opções e valores [...] para loci situados fora do circuito da economia nacional. [...]” (p.28)
“O que importa acentuar, nesta funcionalidade econômica e política do Estado emergente depois do golpe deabril, é que ela determinava, simultaneamente, as suas bases sociais de apoio de recusa. [...] ele é antinacional e antidemocrático [...], prejudicando um larguíssimo espectro e protagonistas de todas as classes [...]” (p.29)
“A funcionalidade do Estado no pós-64, nesta ótica, introduz um curioso complexo de tensões no pacto contra-revolucionário que assegurou a sua emergência. [...] O seguimentopolítico-social que passou a controlar as efetivas instâncias do poder estatal não expressava [...] senão os nós vitais projetavam e decidiam a continuidade do padrão de desenvolvimento dependente e associado. [...] A resultante é um estado que estrutura um sistema de poder muito definido, onde confluem os monopólios imperialistas e a oligarquia financeira nativa.” (p.29/30)
“[...] Ao Estadopós-64 cabia “racionalizar” a economia: não somente criar o melhor quadro legal-institucional para a concentração e a centralização, mais ainda induzi-las mediante uma ação interna no processo de produção e acumulação. [...] esta projeção histórico-societária, a que cabe perfeitamente a caracterização de modernização conservadora, realizou-se exemplarmente, amarrando toda a ordenação da economiabrasileira.” (p.30/31)
“A consecução desta projeção “modernizadora” [...], responde por uma das construções ditatoriais que mais profundamente marcou a vigência do regime autocrático burguês – o seu “ modelo econômico”.” (p. 31)
“As linhas-mestras deste “modelo” concretizam a “modernização conservadora” [...]. Elas instauram o perfil e a estrutura econômico-social do Brasil legados pela...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Documento de araxá
  • documento de araxá
  • Documento de araxa
  • Documento de Araxa
  • Documento de araxá
  • Documento de araxa
  • DOCUMENTO DE ARAXÁ
  • documento de araxá

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!