Documento 1

Páginas: 9 (2129 palavras) Publicado: 22 de maio de 2015
 Nova Atlântida nos apresenta uma concepção ideal de Estado estruturado por ideias cientificas. Os séculos XVI e XVII consistiram num instante de ruptura com o passado. A utopia de Bacon revela o que estava em curso naquela época, uma revolução nas relações sociais. Bacon discorre sobre uma sociedade em que se preza a ciência acima de qualquer coisa, tal como é exposta pelo Sacerdote da Casade Salomão onde ele evidencia o quão importante é manter a ciência isolada de politica e religião.
Bacon queria uma sociedade em que se prezava o domínio da natureza, obtendo da mesma a qualidade necessária para satisfazer o bem social. Assim na Casa de Salomão havia tarefas em que todos trabalhavam incessantemente, não havendo assim nenhuma ociosidade.
" A Nova Atlântida é o relato dasexperiências vividas por um grupo composto por cinquenta e um tripulantes de uma embarcação que deixara o Peru e partira em direção ao Japão e à China, através do Oceano Pacífico. Tendo levado provisões para um ano, após cerca de cinco meses, ventos contrários impedem que a viagem progrida. Ainda que, por meses, consumam as provisões da maneira mais parcimoniosa, estas chegam ao ponto de se esgotar porcompleto. Vendo-se numa situação de extremo desespero, os tripulantes imploram pela ajuda e misericórdia de Deus. Neste momento, ventos fortes do sul se levantam e impelem a embarcação para o norte. No dia seguinte, avistam a capital da Nova Atlântida, Bensalém, e assim tem início a viagem de descoberta.”
“E aconteceu que no dia seguinte, cerca do anoitecer, vimos no horizonte à nossa frente, paranorte, como que nuvens mais densas, que despertaram em nós uma certa esperança de terra, sabendo de mais a mais ser aquela parte do mar do Sul absolutamente desconhecida e podendo por isso conter ilhas ou continentes que até então não tinham vindo à luz. Para lá mudamos pois a nossa rota e durante toda essa noite lobrigamos a aparência de terra. Ao alvorecer do dia seguinte discernimosperfeitamente que se tratava de uma terra plana, à nossa vista e cheia de boscagem,o que lhe dava um aspecto mais escuro. (BACON, 1976, p. 8)
"Após serem acolhidos pelos habitantes de Bensalem, os tripulantes são hospedados na Casa dos Estrangeiros, uma espécie de casa de reabilitação da ilha. Ali são postos em quarentena e, ao fim de três dias, recebem a visita do administrador da instituição. Este é oprimeiro dos três interlocutores que revelarão ao narrador peculiaridades relativas à religião, ao convívio social, a alguns costumes e, mais importante, à Casa de Salomão, a principal instituição da ilha, um enorme colégio voltado à pesquisa científica. "

O Administrador da Casa dos Estrangeiros é indagado sobre o porquê da ilha de Bensalém está tão hermética as de mais, sendo que as outras naçõestinham conhecimento umas das outras, e visto que Bensalém detinha conhecimento sobre línguas, comportamento e etc. O administrador revela que mesmo não podendo revelar tais conhecimentos a estrangeiros, e isso é uma marca de Bacon, que acreditando que conhecimento é poder, ele limita o conhecimento, fazendo com que os conhecedores determinem o que é bom revelar e o que é bom ficar oculto.

"[...]realizamos consultas para decidir a respeito de quais invenções e experiências por nós descobertas devam ser dadas a conhecer ao público, e quais as que não. Todos nós prestamos um juramento de guardar segredo de tudo o que entendermos conveniente, e algumas coisas revelamos às vezes ao Estado, outras não" (32).

Sobre o motivo pelo qual a ilha era desconhecida ao redor do mundo, orepresentante da casa dos estrangeiros contou lhes que cerca de três mil anos atrás as navegações no mundo eram maiores do que hoje e naquele tempo a ilha de Nova Atlântida era conhecida, e quase todas as nações se reuniam ali, de quem têm descentes ate hoje; nações com quem faziam comércio.Por anos os habitantes da ilha de Bensalém prosperaram. Ate que uma grande potencia chamada Coya (Peru) fez uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Documento 1
  • Documento 1
  • Documento 1
  • Documento 1
  • Documento 1
  • Documento 1
  • Documento 1
  • Documento 1

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!