Documentario a invenção da infancia

Páginas: 11 (2601 palavras) Publicado: 21 de março de 2012
INTRODUÇÃO


Uma criança vem ao mundo sem conhecimento de regras, papéis ou relacionamentos entre as pessoas. A socialização é um processo que decorre em função de uma de série expectativas e limitações fundamentais transmitidas para as crianças até que se torne um adulto social em pleno funcionamento. Para que esse processo seja satisfatório é necessário que os indivíduos aprendam e recriemhabilidades, valores, conhecimentos, motivos e papéis adequados á sua posição em grupo ou em uma sociedade.
Segundo Goldsmith (1983) as crianças precisam aprender algo das noções sociais, morais e legais associados a diferentes comportamentos, além de adquirir noções gerais dos sistemas políticos e econômicos, adquirem também habilidades motora e intelectuais básicas.
Socialização significaaquisição de aptidões e características que possibilitem a você conviver com outros membros de nossa sociedade (GOLDSMITH, 1983), é um processo continuo, se dando desde o nascimento, até o fim da vida, nunca é completo e perfeito. A cada vez que ingressamos em um novo grupo social, nesse momento se inicia um novo processo de socialização onde aprendemos os códigos para bem atuarmos nesse gruposocial.
Há debates a cerca da natureza do individuo, onde se questiona se o comportamento de uma pessoa é determinado por heranças genéticas, ou pelo meio social em que lhe são repassados experiências e aprendizados. Tais questões são de fato irrespondíveis, pois não de trata de uma coisa ou outra, mas sim da interação entre hereditariedade e ambiente social. É neste contexto que o documentário terárelevância, tentando expor as diferentes formas de socialização que o individuo pode sofrer em decorrência do meio em que vive, mostrando que não só a hereditariedade, mas o modo como se vivem ira moldar os indivíduos para de que se socializem.


3 FUNDAMENTAÇÃO TEORICA


3.1 Perspectivas de socialização

A criança passa por um processo de maturação; ela cresce fisicamente, desenvolvehabilidades motoras em uma sequências relativamente uniforme e começa a envolver-se em vários comportamentos sociais quase na mesma idade em que outras crianças. (MICHENER, DELAMATER, MYERS, 2005).
Gesell e Ilg (1943); apud (MICHENER; DELAMATER; MYERS, 2005) em uma perspectiva desenvolvimentista consideravam que muitos comportamentos sociais devem-se primordialmente á maturação física eneurológica, e não a fatores sócias. Enquanto a perspectiva desenvolvimentista enfoca seus estudos em como se dá a construção das habilidades motoras e sócias das crianças, a aprendizagem social tem sua total atenção direcionada a aquisição de habilidades cognitivas e comportamentais a partir do ambiente.
A interação social é primordialmente essencial para que ocorra a socialização, pois segundo aperspectiva interpretativa, é a partir dela que o individuo interage em si, comunicando-se com os pais, outros adultos e outras crianças. É necessário também que os mesmos, participem de rotinas culturais, onde aprendera atividades básicas para a vida social cotidiana além de utilizar as linguagens e habilidades interpretativas que está descobrindo e desenvolvendo.
Uma quarta perspectiva da ênfase aestrutura social em que o individuo este inserido, onde a socialização é organizada de acordo com a sequência de papeis pelos quais os recém-chegados á sociedade normalmente passam. Esses papéis estão relacionados com a idade, onde cada fase do individuo ele poderá assumir papeis diferentes, incluindo familiares e de instituições educacionais.



3.2 Agentes de socialização da criançaFrequentemente se diz que a “sociedade” ensina seus valores, suas crenças e atitudes durante o processo de socialização. Naturalmente, isso é inexato, porque a “sociedade” é uma abstração. São os membros de uma sociedade, individualmente que são responsáveis pela transmissão da cultura as crianças.
Segundo Michener, Delamater e Myers (2005) a socialização de crianças se dá por meio de quatro...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha: documentário “A Invenção da infância".
  • A invenção da infancia
  • a invenção da infancia
  • A invenção da infância
  • invençao da infancia
  • invenção da infancia
  • A invenção da infancia
  • A invenção da infância

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!