Documentario migrantes

Páginas: 4 (902 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
Documentário expõe condições trabalhistas desumanas de cortadores de cana
Filme fruto de parceria entre quatro universidades federais mostra a hipocrisia do discurso da “modernidade” no campobrasileiro e expõe realidade dos migrantes nordestinos. Obra de 2007 está agora disponível no YouTube.
Do Piauí, do Maranhão e de outros Estados, migrantes brasileiros deixam suas famílias e “desabalampara São Paulo”. Vai todo mundo “pro corte de cana”. Seu Luiz, do município de Codó, no Maranhão, é um deles. “Não sei se eu vou, não sei se eu não vou, meu Deus. Aí fica naquela, sabe? Mas que vairesolvendo eu ir”, conta.
“Por mim ele não ia não”, conta a bem-humorada sogra de Luiz, Tereza. “Eu acho dificultoso ele pra lá e nós pra cá. A mulher dele fica aí sofrendo”. Quando foi pela primeiravez, ela completa, chegou “magrinho, magro demais”. Luiz argumenta: “Na idade que eu tô, pra ir não é porque eu queira. É por necessidade. Porque se eu não ir, aqui não tem como me ajudar meusfilhos. De maneira alguma”.
A dura realidade de Luiz e de outros milhares de cortadores de cana-de-açúcar é tema do documentário “Migrantes” (2007), fruto de uma parceria entre a Universidade Federal deSão Carlos (UFSCar), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O documentário pode ser acessado desde novembro de2010 na página de vídeos YouTube.
Esta é uma realidade pouco conhecida. Os jornais, TVs e revistas costumam destacar a “modernidade do campo” e o desenvolvimento agrário brasileiro – automatizado,justo e sem grandes problemas, cuja principal ameaça seriam os grupos de trabalhadores politicamente organizados. Um belo roteiro de ficção.
A realidade é o foco deste documentário. Entre outrosassuntos, trata dos “grandes fazendeiros”, que cercam a terra, expulsam a população local e não deixam ninguém mais produzir – mas também não produzem. A consequência é conhecida dos pesquisadores e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha Crítica do documentário Migrantes
  • migrantes
  • migrantes
  • Eu migrante
  • MIGRANTE
  • Migrantes
  • migrantes japa
  • EXPLORAÇÕES E MIGRANTES

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!