Documentação de Software

Páginas: 9 (2052 palavras) Publicado: 19 de março de 2014
FACULDADE DE PIMENTA BUENO - FAP
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO




LEVANTAMENTO DE DOCUMENTAÇÃO DE SOFTWARE


Trabalho apresentado a Faculdade de Pimenta Bueno, como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina de Estágio Supervisionado II, ministrado pelo prof. Marcos Siqueira, referente a atividade do mês de Fevereiro de 2014.







PIMENTA BUENO
2014
Documentação deSoftware



Você já imaginou construirmos uma casa sem uma planta? O que você faria se um dia esta mesma casa apresentasse um problema estrutural (digamos algo chato, como um vazamento de água de origem desconhecida)? Derrubaria parte por parte do imóvel até encontrar o problema? Recorreria à demolição (e posterior reconstrução) completa e faria tudo novamente? Creio que esta seja uma analogiaadequada quando tratamos de documentação de software.
Da mesma forma que os imóveis e demais construções de grande complexidade, a engenharia de software também requer uma gama de documentos que preparam o programador não só para a construção do software, como também para a devida manutenção do mesmo. A documentação de software tem, em sua essência, duas principais funções: permitir a boadireção/manutenção/atualização na criação de programas por parte dos desenvolvedores e assegurar, através destes mesmos documentos, exatamente os objetivos e funções do software ao cliente, em forma de uma diversidade de documentos que variam em forma e objetivos. Se tentarmos ser um pouco mais específicos, poderemos subdividir a documentação em algumas partes:



Requisitos de software


Nestedocumento, resumidamente, estarão presentes exatamente quais as funções do software, ou seja, o que ele faz ou pretende fazer. Este documento se aplica especialmente no início da fase de desenvolvimento, quando as partes envolvidas (a empresa de desenvolvimento e seu cliente) descrevem em acordo quais serão as tarefas que o software deverá ser capaz de executar e, ao mesmo tempo, asseguram o cliente deque a versão final do projeto corresponderá às suas expectativas. O mesmo documento ainda serve como uma espécie de “pedido formal” à empresa, que pode oficializar as características da aplicação para evitar futuros problemas, caso seu cliente deseje alterar posteriormente funções do software, ou mesmo se esqueça do que havia combinado em primeiro lugar.
Os documentos que tratam dos requisitosde software podem variar de acordo com o tipo de aplicação que se deseja construir e o grau de complexidade das mesmas, mas de uma maneira geral trata-se de um documento que se divide em:


- Requisitos Funcionais: São as funcionalidades que se espera que a aplicação seja capaz de executar, como por exemplo emitir nota fiscal, alterar estoque, cadastrar um cliente, que tipo de dados essecadastro deve conter, quais são obrigatórios, etc.
- Requisitos Não Funcionais: Não trata do que o sistema deve fazer, mas sim dos critérios que ele precisa satisfazer para tais ações, como ter um número de CPF válido ao fazer um cadastro de cliente ou ter determinado produto em estoque no ato da venda. Além disso, também cobre questões como os requisitos de hardware (que tipo de máquinas e acessóriosserão necessários para o bom funcionamento do aplicação), requisitos externos (como pessoal habilitado ou treinamento para utilização correta do sistema) e que tipo de tecnologia será utilizada para o desenvolvimento e/ou funcionamento do software (como a compra de um banco de dados de terceiros, por exemplo).
Para a elaboração deste documento podemos nos utilizar de várias maneiras e em geralnos deparamos com o mesmo no formato de tabelas, normalmente arranjadas de forma com que sejam de fácil compreensão, tanto aos desenvolvedores que se encarregarão do projeto quanto ao cliente, que pode conferir os requisitos e atestar se concorda ou não com os mesmos. Mas também é possível encontrar documentos em formato de texto convencional com a descrição de pontos levantados em reuniões de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Documentação de software
  • Documentação de Software
  • Documentação de um software
  • Documentaçao de software
  • Documentação de Software
  • Documentação de software
  • Modelo de Documentação de Software
  • SDT

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!