Documentário "the corporation"

Páginas: 5 (1037 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
Sandra Chaves e Hugo Molina






Sociologia
Relatório


Esse trabalho tem o objetivo de discutir o poder das
grandes corporações e a importância da ética para ofuturo da população mundial, segundo o documentário
“The Corporation”.


Professor (a): Aline Tomé



Novembro de 2011
Introdução



Nos dias atuais, é muito comum vermos nos meios de comunicação, informações que evidenciam os crescentes lucros dasgrandes corporações, e suas atitudes nada sustentáveis em relação ao bem-estar social e ambiental. O documentário “The Corporation”, dos diretores Jennifer Abbott e Mark Achbar, mostra tudo o que acontece por trás dos grupos multinacionais. Fala-se de tudo: desde suas criações, natureza, evolução e impacto, até o futuro incerto dos mesmos. O filme aborda de uma forma bem realista, os acontecimentos eas consequências acerca da falta de comprometimento com a ética das grandes corporações, que só se preocupam com os lucros e em ultrapassar a concorrência. Estas afirmam criar produtos que irão melhorar a vida das pessoas, e que agindo assim, seriam empresas sustentáveis. O grande problema, é que o desenvolvimento dessas substâncias químicas prejudicam a saúde do ser humano e causam sérios danos aomeio-ambiente. Ao longo do documentário são citadas várias empresas, que criavam produtos que faziam mal ao ser humano e também aos animais. Elas utilizavam animais para realizar testes com seus novos produtos, e alguns destes produtos eram aprovados para consumo pelos seres humanos, apesar de terem conhecimento de riscos de intoxicação. Sem dizer da exploração dos funcionários demultinacionais, que trabalham em situações deploráveis, sem o mínimo de dignidade. Pessoas que trabalham muito e ganham muito pouco. O suficiente apenas para sobreviver. As corporações esquecem ou ignoram completamente que elas serão as maiores prejudicadas caso não mudem de atitude. Resumidamente, elas são monstros por natureza. Para atingir seus objetivos de produzir riqueza, não se importam com nada, a nãoser seus benefícios em curto prazo.



Desenvolvimento


Ao assistirmos o filme, podemos perceber que as grandes empresas mascaram suas reais intenções. Os benefícios de seus projetos são relatados a partir do seu ponto de vista, o que nem sempre significa que de fato são benefícios.
“Você acha que todas as definições, todas as explicações das coisas são dadas sempre com sinceridade,procurando sempre dizer a verdade e toda a verdade? Será que por trás das definições das coisas (inclusive do próprio conceito que os outros fazem de nós), atrás das explicações que as pessoas dão para as coisas, não há um interesse em esconder algo, em acentuar alguns aspectos e diminuir outros?”Texto 7, página 18
Por exemplo, quando uma indústria petrolífera resolve investir em um novo local para exploração, é claro que o argumento utilizado para convencer as outras pessoas, é que isso será algo bom, que a região se desenvolverá e que novos empregos serão criados. Mas acontece que só destacam os aspectos bons. Mas e os ruins? Falam das más consequências? Será que é de interesse daempresa que todos estejam cientes dos danos que isso trará ao meio-ambiente? A resposta é não.
Preocupação é algo bastante limitado nas corporações, ou seja, elas só se preocupam com o que pode afetar seu desempenho direta ou indiretamente. Se não é conveniente tocar em determinados assuntos, acaba ficando a impressão de que o projeto só trará benefícios; impressão que, aliás, é reforçada...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha do documentário The Corporation
  • Resumo do documentário the corporation
  • resenha do documentário "THE CORPORATION"
  • Resenha documentário "The Corporation"
  • The corporation
  • Resenha do Documentário The corporation
  • O documentário the corporation
  • Resenha Documentário The Corporation

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!