Documentário Lixo Extraordinário

Páginas: 3 (543 palavras) Publicado: 2 de novembro de 2014
DOCUMENTÁRIO LIXO EXTRAORDINÁRIO (2007-2009)
Lixo Extraordinário é um documentário que faz a sociedade repensar seus valores sociais, morais e éticos. Através do trabalho do artista plástico VikMuniz, pessoas que trabalham no “lixão” do Jardim Gramacho são redescobertas para o mundo e para as suas oportunidades e expectativas de um futuro digno e melhorado, e com isso surgem questionamentosem suas formas de viver, será que não existem oportunidades no mundo lá fora? Será que são mesmo felizes estagnados ali? Será que o mundo não os pode oferecer muito mais?
O ser humano tende a fazerjulgamentos do desconhecido criando pré-conceitos e assim foi a forma que Vik Muniz iniciou seu trabalho. Ao formular mentalmente personalidades que se encontrariam em tal local, o artista faz suasconcepções esperando se deparar com malandragem, tristeza, revolta, drogas e coisas nocivas ao ser humano, porém, seu paradigma sofre um choque de realidade ao conhecer de perto o que cada um dostrabalhadores vive e a sua vida, a partir daí, muda completamente, juntamente com a deles.
Ao chegar no “lixão”, figuras como Zumbi, Isis, Magna, Suelem e Tião são escolhidos em “meio ao lixo”, sim, emmeio ao lixo, pois a sociedade não enxerga-os como pessoas e eles são reduzidos a parte do meio em que trabalham. A primeira impressão vem contrapor o primeiro pré-conceito criado: eles estão felizes,pelo menos, eles o demonstram assim.
Tião aparece como um simples catador, porém, será parte fundamental nos “Retratos do Lixo”, além de ter algo especialmente importante e diferenciado em tudoaquilo, a esperança de seus sonhos alcançados e o investimento que fez criando uma associação dos catadores, mostra a sua preocupação em querer algo melhor, mesmo não tendo sido motivado e apoiado pelospróprios trabalhadores, nesse momento se vê a rejeição que o próprio indivíduo faz de sua condição, porém, isso não o faz desistir e ele prossegue com seu intuito de trazer melhorias.
Ao colocá-los...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha do documentário ''Lixo Extraordinário''
  • Resumo
  • O documentario Lixo Extraordinario
  • Documentario lixo extraordinario
  • Documentário Lixo Extraordinario
  • Documentário Lixo Extraordinário
  • Documentário Lixo Extraordinário
  • O documentario Lixo Extraordinario

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!