Documentário Estamira

Páginas: 5 (1008 palavras) Publicado: 7 de agosto de 2013
Síntese do DOCUMENTÁRIO ESTAMIRA

Esse documentário retrata a história de uma senhora de 63 anos, que vive e trabalha há mais de 20 anos no Aterro Sanitário de Jardim Gramacho, naquele momento, um lixão a céu aberto que recebia toneladas de dejetos e materiais descartados pela metrópole do Rio de Janeiro e seus subúrbios. É desses “restos e descuido” que Estamira retira seu sustento comocatadora de lixo e parte de suas críticas a uma sociedade consumista, hipócrita, decadente e amoral. É nesse ambiente, excluído e renegado, longe das vistas da sociedade, que Estamira reconhece seu lar, seu espaço.

Como seu nome revela Estamira nos mostra e compartilha sua visão de mundo, suas crenças, fantasias e delírios. Durante todo o documentário, somos levados pela fala da própriaprotagonista a repensar os valores, conceitos e atitudes que estão arraigados no nosso agir diário, muitas vezes sem a nossa consciência. Para isso ela se utiliza de uma fala por vezes mística, de uma lógica que subverte a razão e a sanidade; outras, até incompreensível, mas sempre questionadora e cheia de poder, determinação, de ânimo.
Em sua fala conseguimos refletir, fazendo-nosrevistar nossos alicerces à procura de rachaduras e danos. A utilização de nossas experiências e observação de mundo para atribuir significância ao que é dito por Estamira, permite que encontremos eco em muito de sua oratória desconexa, figurativa e com alta carga de sua loucura e lucidez, bem como de toda a história de vida sofrida acumulada em sua pesada bagagem, que a levou a esse “estado”.

Deacordo com o documento explane sobre as interfaces do sofrimento psíquico com o biológico, social e econômico na história de Estamira.
Resposta: Estamira sofre distúrbios mentais, além do abuso e do “estrupo”, a avó fez a própria neta fazer prostituição, o que realmente interfere no psicológico. Foi maltratada e abandonada por dois maridos, um filha foi entregue a outra família pois não tinhacondições de cuidar.
O tratamento psiquiátrico é precário a medicação serve apenas para controlar seus comportamentos e não tem nenhum apoio de uma equipe multidisciplinar para fazer um acolhimento a Estamira e sua família. A sociedade é hipócrita e não preocupa com as questões de necessidades pessoais.
Não temos com analisar o biológico, social e econômico separados, pois estão todos unidos.Comente sobre as estratégias de tratamento que foram propostas e como se relacionam com as proposta atuais de atendimentos em saúde mental.
Resposta: O tratamento oferecido a Estamira em um posto de saúde, em uma situação precária, onde leva sua carteira de identificação, para retirar sua medicação é marcado retorno em 45 dias.
Atualmente, temos uma equipe multidisciplinar no CAPS, paratrabalhar com que necessita de tratamentos psiquiátricos, aonde o paciente vem encaminhado por um medico clinico geral ou hospitais, a partir do encaminhamento entregue na recepção, é realizado um acolhimento para analisar a gravidade, pois se estiver com pensamentos suicidas, por exemplo, não deixamos sair do setor, tomados as providencias necessária.
Onde é realizada uma anamnese para fazerlevantamentos históricos, é agendado para a consulta com psiquiátrico para mesma semana, e colocamos em atendimentos grupais ou individuais dependendo da conduta do medico psiquiátrico.

Quais as relações entre normalidade e doença que podemos encontrar em Estamira?
Resposta: O conceito de normalidade em psicopatologia é questão de grandes controvérsias, quando se trata de casos extremos, cujas alteraçõescomportamentais e mentais são intensidade acentuada e de longa duração.
  Objetivando correlacionar os sintomas positivos e negativos da esquizofrenia com os sintomas apresentados no filme, percebi a quase ausência dos sintomas negativos. Não identifiquei retração social (ela lidava bem com a família, os amigos, os colegas de trabalho), nem havia nenhum sinal de empobrecimento de linguagem e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Documentário Estamira
  • documentario estamira
  • Documentário Estamira
  • Reflexao sobre documentario estamira
  • resumo documentário estamira
  • resenha sobre o documentário Estamira
  • ANÁLISE: DOCUMENTÁRIO ESTAMIRA
  • Visão antropologica do documentario de estamira

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!