Docmanualespecializacao22MetodologiadePesquisa

11207 palavras 45 páginas
METODOLOGIA DE PESQUISA E ENSINO EM DIREITO
SANITÁRIO
(Alexandre Bernardino Costa)
Alexandre Bernardino Costa
Professor Assistente da Faculdade de Direito da UnB

ÍNDICE
Introdução. Formas de conhecimento. Ciência e senso comum. Ciência do direito. Pesquisa científica na sociedade contemporânea. Métodos e técnicas de pesquisa. Projeto de pesquisa. Normas para a apresentação de trabalhos acadêmicos. Bibliografia básica em metodologia da pesquisa.

1. Introdução
A sociedade contemporânea tem passado por profundas transformações.
Tais mudanças se fazem sentir em todas as áreas do conhecimento, exigindo daquele que pretende debruçar-se sobre os problemas existentes um instrumental que seja apto a lidar com essas transformações. Dessa forma, a iniciação à pesquisa exige uma reflexão sobre o próprio conceito de ciência, para que seja possível ao pesquisador situar-se frente aos problemas que irá enfrentar. O objetivo do presente texto é fornecer alguns dos elementos básicos que podem permitir àquele que está iniciando seu trabalho um caminho um pouco mais seguro no apaixonante universo da pesquisa científica.
Por sua vez, o conhecimento jurídico, ou a ciência do direito, não está alheia aos processos de mudança social. Ao contrário, as inovações tecnológicas, as mudanças políticas, as modificações de comportamento, as constantes alterações na economia, a pluralidade de modos de ver e de se inserir no mundo contemporâneo vêm exigir um direito que dê conta da complexidade crescente da sociedade atual.
Paradoxalmente, o surgimento de novas necessidades faz nascer novos direitos e novas formas de conhecê-lo. Surgem, assim, novas disciplinas, como é o caso do direito sanitário. Ao mesmo tempo, torna-se necessário um conhecimento cada vez mais amplo, transdisciplinar, para que possamos lidar com os novos problemas.
O presente texto tem por objetivo básico fornecer àqueles que iniciam processos de pesquisa em direito sanitário, alguns elementos básicos aptos a auxiliar na

Relacionados