Doc goregoday

634 palavras 3 páginas
Parte 01

Formação do Absolutismo
Durante a Idade Média os reis eram apenas figuras representativas, ou seja, não tinham q uase nenhum poder de decisão. Durante o fim do Período Medieval, devido às várias crises de fome e doenças como a peste negra q castigavam a Europa, os grandes senhores feudais começaram a perder sua influência política. A partir daí, todo o poder político q os senhores feudais perdiam iam se concentrando nas mãos dos reis, q no início da Idade Moderna já detinham grande influência tanto na política quanto na economia e na sociedade em geral, dando origem ao Absolutismo.

Charge sobre o Mercantilismo

A postura do rei dentro do mercantilismo não era apenas administrar as finanças do Estado, mas interferir nela direta e concisamente. O objetivo principal do Mercantilismo era obter lucro e riquezas, já que manter o Estado Absolutista era bastante caro.

Teorias Absolutistas
Jacques Bossuet : para este filósofo francês o rei era o representante de Deus na Terra. Portanto, todos deveriam obedecê-lo sem contestar suas atitudes.

Nicolau Maquiavel : Escreveu um livro, " O Príncipe", onde defendia o poder dos reis. De acordo com as ideias deste livro, o governante poderia fazer qualquer coisa em seu território para conseguir a ordem. De acordo com o pensador, o rei poderia usar até mesmo a violência para atingir seus objetivos. É deste teórico a famosa frase : " Os fins justificam os meios."

Thomas Hobbes : Este pensador inglês, autor do livro " O Leviatã ", defendia a ideia de que o rei salvou a civilização da barbárie e, portanto, através de um contrato social, a população deveria ceder ao Estado todos os poderes.

Parte 02

1 - Sistema de governo que predominou na Europa na Idade Moderna, caracterizado pela centralização dos poderes nas mãos do Rei.
2 - Na idade média o poder era

Relacionados