DOC DSC NOME ARQUI20130912164902

5067 palavras 21 páginas
5
EXPLORANDO
O
SISTEMA IMUNOLÓGICO

Camila Lopes
Fernando Amaral

EXPLORANDO O
SISTEMA IMUNOLÓGICO
Camila Lopes
Fernando Amaral

Ilustrações:
Camila Lopes
Leonardo Maia

Símbolos usados neste livro

Apresentação para o Professor
Caro professor,
Neste paradidático, você encontrará questões relacionadas ao sistema imunológico tratadas de maneira mais contextualizada e divertida para chamar a atenção de seu aluno e motivá-lo para a leitura. Para a construção desta obra foram utilizados os princípios da teoria cognitiva da aprendizagem multimídia, que são importantes referenciais para a produção de recursos didáticos, visando potencializar o processo cognitivo de aprendizagem (ver referências). Nossa expectativa é que se utilize este livro como mais um recurso capaz de subsidiar o professor para a diversificação de sua prática pedagógica, motivando o aluno para uma aprendizagem mais eficaz. E que o livro sirva também para mediar as relações didáticas que ocorrem na sala de aula, possibilitando uma relação pedagógica mais efetiva de ensino-aprendizagem. Além disso, esperamos tentar preencher as possíveis lacunas que os livros didáticos, ao apresentarem este assunto, possam ter deixado.

Boa Leitura!

o

Apresentação para o Aluno

Você sabia que o nosso corpo possui um sistema de reações que nos protege de diversas doenças, agentes estranhos e até mesmo contra nossas próprias células quando (por mutação) se tornam malignas (cânceres)? Que existem células especiais para retirar e destruir esses agentes estranhos?
Esse sistema acima citado é conhecido como sistema imunológico, composto por células e órgãos que possuem como principal função proteger o organismo contra agentes estranhos por meio de diferentes mecanismos de defesa. Neste livro, você encontrará esses mecanismos de ação, além de conhecer também as células envolvidas neste processo.
O estudo desse sistema é conhecido como Imunologia, e no caso deste livro, procuramos tratar da imunologia, sempre que

Relacionados