Docência no ensino superior: problematização, identidade e saberes do professor

Páginas: 23 (5545 palavras) Publicado: 22 de junho de 2011
FACULDADE ANCHIETA

VALDEC ROMERO CASTELO BRANCO

Docência no ensino superior: problematização, identidade e saberes do professor

São Bernardo do Campo 2007


DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

O texto a seguir ressalta o papel do docente universitário diante da necessidade das instituições de ensino superior viabilizarem uma proposta pedagógica capaz de reduzir os altos índices de evasãoe desistência nos cursos de graduação e de reverter os precários resultados no processo de ensino-aprendizagem.

A reportagem de capa da Revista Ensino Superior (2007) em O desafio é ser atraente, procura tratar com mais lucidez a problematização da evasão nas instituições de ensino superior. A reportagem deixa bem claro que a questão econômica, na verdade, é uma desculpa para a insatisfação doaluno.
Além dos fatores apontados no texto, pode-se apontar diversas causas, inclusive o fator econômico, que corroboram para a evasão nas instituições de ensino superior.
Aponto alguns fatores que determinam à ocorrência do fenômeno:
Institucional: cursos não atrativos, ações autoritárias, professores pedagogicamente despreparados (principalmente em cursos não ligados a educação, por exemplo,administração, ciências contábeis, de cunho tecnológico, entre outros), insuficiência de infra-estrutura, ausência de motivação etc.
Alunos: desinteressado; estresse promovido pela carga de trabalho; indisciplinado; oriundos, na maioria, da periferia etc.
Aspectos Sociais: trabalho com incompatibilidade de horário para os estudos, famílias, por vezes, desestruturadas, falta de valores eperspectiva futura, submetidos à violência cotidiana etc.

Como ressalta Roberto Lobo apud (Revista Ensino Superior, 2007, p. 30):
[ ] são vários os caminhos que levam à evasão. Mas, ao contrário do que se pode supor à primeira leitura, a questão financeira não é o principal motivo para alimentar os maiores índices de desistência nas instituições particulares. A primeira causa é o despreparo dosalunos, que chegam ao ensino superior com deficiências do ensino fundamental.
Como identificamos acima a evasão nos cursos superiores em instituições particulares se verifica em razão da somatória de vários fatores e não necessariamente de um especificamente. A capacidade da instituição e dos professores em diagnosticar o problema e ter a coragem de enfrentá-lo de frente é a melhor maneira paraproporcionar a manutenção e o retorno efetivo do aluno à faculdade
Mas infelizmente há diversos interesses que dificultam a identificação e interpretação correta e consciente do processo de evasão, a primeira é o levantamento de informações junto a diretores, coordenadores de curso e professores, muitos apontarão como a causa primaz da evasão as questões envolvendo os alunos.
A segunda são osalunos, que por falta de maturidade, referência etc., apontam como motivo do insucesso a própria faculdade e, na maioria das vezes, os professores diretamente, entre outras causas.
Nas duas vertentes apontadas nota-se claramente uma troca de acusações, quanto aos fatores que motivam a evasão do curso superior. Portanto, cabe a instituição utilizar seus recursos humanos (funcionários dos diversossetores, professores etc) para em conjunto diagnosticar o problema da evasão e a partir de uma proposta pedagógica que seja capaz de reduzir os altos índices de evasão e desistência nos cursos de graduação.
Não há dúvida que o professor é o principal agente e o protagonista desse processo de construção de uma nova proposta pedagógica, pois ele tem o contato direto e diário com os alunos, ele é alinha de frente, cabe ao professor procurar diagnosticar os motivos que levam os alunos a optarem pelo abandono do curso de formação superior, nesse caso, e, acima de tudo, procurar iniciar o processo de resgate.
Para Roberto Lobo (Revista Ensino Superior, 2007, p. 32) “O importante é olhar o aluno individualmente e ir buscar a solução junto com ele. Na verdade, toda fórmula para combater a evasão...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Formação de professores: identidade e saberes da docência
  • Formação de professores: identidade e saberes da docência
  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES: IDENTIDADES E SABERES DA DOCÊNCIA
  • Resumo
  • Formação de professores
  • Síntese
  • Diversos formação de professores: identidade e saberes da docência
  • Docência universitária: a formação do professor no ensino superior.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!