Docência do ensino superior

Páginas: 7 (1687 palavras) Publicado: 7 de fevereiro de 2011
O Surgimento

A priori a filosofia estava encarregada de entender não somente o mundo físico mas também o campo social e a intenção entre os mesmos, e o campo de estudo assim como para a sociologia moderna era a vida cotidiana. Porém com desenvolvimento de uma leitura mais específica dos sistemas sociais surge a sociologia como um campo da ciência encarregada de interpretar a sociedaderelacionando o campo político e econômico.
O uso da linguagem da sociologia é aquela que os sociólogos ( Teóricos e intelectuais ligados ao estudo da sociedade), usam para estudar a vida social em toda a sua diversidade e complexidade, para descobrir no que um sistema difere do outro, assim como um padrão de interação de um pequeno grupo difere do outro.
Podemos entender... a sociologia como umadas manifestações do pensamento moderno. A evolução do pensamento científico, que vinha se constituindo desde Copérnico, passa a cobrir, com a sociologia, uma nova área do conhecimento ainda não incorporada ao saber científico, ou seja, o mundo social.
A sociologia foi um marco importante para a história do pensamento ocidental e para as transformações econômicas, políticas e culturais que seaceleram a partir do século XVIII, ocorreu mudanças inéditas e problemas para os homens experimentarem no ocidente europeu. Com a dupla revolução foi constituindo os dois lados de um mesmo processo, a instalação definitiva da sociedade capitalista. Com isso a sociologia apareceria por volta de 1830, devido os acontecimentos pela dupla revolução que fez tornar possível sociologia.
Um dos fatos demaior importância e sem dúvida o aparecimento do proletariado que teve um papel histórico no desenvolvimento da sociedade capitalista. As manifestações de revolta dos trabalhadores atravessaram diversas fases, como a destruição das máquinas, atos de sabotagem e explosão de algumas oficinas, roubos e crimes, evoluindo para criação de associações e formação de sindicatos etc. Com essasconsequências crescente de organização foi a de que os “pobres” deixaram de se confrontar com os “ricos”; mas uma classe específica, a classe operária, começava a organizar-se para enfrentar os proprietários dos instrumentos de trabalhado.
Qual a importância desses acontecimentos para a sociologia? O que merece ser salientado é que as transformações colocava a sociedade num plano de análise, ou seja, estapassava a se constituir em “problema”, em “objeto” que deveria ser investigado.
A sociologia constitui em certa medida uma resposta intelectual às novas situações colocadas pela revolução industrial. O surgimento da cidade industrial, as transformações tecnológicas, a organização do trabalho na fábrica e a formação de uma sociedade capitalista que impulsiona uma reflexão sobre astransformações, suas crises, seus antagonismos de classe.
O conhecimento era baseado na observação e na experimentação que ampliaria infinitamente o poder do homem e deveria ser estendido e aplicado ao estudo da sociedade.
Os iluministas enquanto ideólogos da burguesia atacavam com veemência os fundamentos da sociedade feudal, os privilégios de sua classe dominante e as restrições que esta impunha aosinteresses econômicos e políticos da burguesia.
Com o uso da razão e da observação, os iluministas analisaram quase todos os aspectos da sociedade. Por exemplo, estabelecem uma série de observações sobre a população, o comércio, a religião, a moral, a família etc. O objetivo dos iluministas, ao estudar as instituições de sua época, era demonstrar que elas eram irracionais e injustas, que atentavamcontra a natureza dos indivíduos e, nesse sentido, impediam a liberdade do homem. Concebiam o indivíduo como como dotado de razão, possuindo uma perfeição inata e destinado à liberdade e à igualdade social.
O conhecimento da realidade e portanto uma só coisa, a filosofia, de acordo com esta concepção, não constituía um mero conjunto de noções abstratas distante e à margem da realidade, mas,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A docencia no ensino superior de piaget
  • Portifólio
  • docência do ensino superior
  • Monografia de Docência no Ensino Superior
  • Docência no ensino superior
  • DOCÊNCIA E ÉTICA DE ENSINO SUPERIOR
  • Docencia do Ensino Superior
  • A docência do ensino superior

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!