Doa O De Sangue

Páginas: 7 (1540 palavras) Publicado: 8 de junho de 2015
Doação de Sangue

Doação de sangue é o processo pelo qual um doador voluntário tem seu sangue coletado para armazenamento em um  ou hemocentro para um uso subsequente em uma transfusão desangue. Trata-se de um processo de fundamental importância para o funcionamento de um hospital ou centro de saúde.

No Brasil, trabalhador sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) poderá deixar decomparecer ao serviço, sem prejuízo do salário, por um dia, em cada doze meses de trabalho, em caso de doação voluntária de sangue devidamente comprovada (art. 473 da CLT). Os funcionários públicos civis federais, sem qualquer prejuízo, podem se ausentar do serviço por um dia para doação de sangue, sem limite anual de doações (art. 97 da lei nº 8.112/1990). Nos estados do Paraná e Espirito Santoé possível pagar meia entrada em eventos culturais, desde que a pessoa esteja formalmente cadastrada no banco de sangue, Lei estadual 13.964/2002.
Há ainda a lei federal nº 1.075, de 27 de março de 1950, que permite que a doação de sangue seja incluída na folha de serviço de funcionário público civil ou militar e que, não se enquadrando nestas categorias, que o doador seja incluído entre os queprestam serviços relevantes à sociedade e à Pátria.






















Por que Doar Sangue?

Todos os procedimentos médicos que demandam transfusão de sangue precisam dispor de um fornecimento regular e seguro deste elemento. Daí a importância de se manter sempre abastecidos os bancos de sangue por meio das doações, que não engrossam nem afinam o sangue do doador. É fácil e seguro, e não se podementir nem omitir informações, pois quem recebe o sangue pode ser contaminado.
Doar sangue é um procedimento simples, rápido, sigiloso e seguro. Para o doador em geral não há riscos, porém algumas complicações podem eventualmente aparecer:
queda de pressão e tontura;
hematoma no local da picada;
náusea e vômito;
dor local e dificuldade para movimentação do braço;
desmaios.Quem recebe o sangue doado?



Pessoas que precisam repor o sangue perdido em grandes cirurgias, hemorragias ou acidentes. Além dessas, há as que precisam tomar sangue sempre, como é o caso das que sofrem de doenças hematológicas como as anemias graves, leucemias, linfomas e mielodisplasias.
O doador espontâneo não sabe quem será o receptor do seu sangue, mas sabe que sua atitude é fundamentalpara salvar vidas. Sabe inclusive que um dia pode necessitar de sangue de outros. Por isso precisamos criar a consciência da necessidade de doar sangue entre as pessoas. Em outros países ela já é bem desenvolvida, e as pessoas, conscientes de sua responsabilidade social, desenvolvem o hábito de doar sangue.






























Requisitos para a Doação

Quem pode doar


No Brasil, qualquerpessoa poderá doar sangue, desde que sejam observadas algumas condições, a fim de garantir a segurança e a qualidade do procedimento:














Quem não deve doar

Não devem doar sangue as pessoas que se enquadrarem em uma das condições abaixo:
Por segurança se:
Alguma vez utilizou drogas por via endovenosa;
Faz uso regular de medicamentos controlados;
Sendo homem ou mulher, tiveram contactossexuais com múltiplos (as) parceiros (as) ocasionais ou eventuais sem uso de preservativo.
Se o seu parceiro sexual:
É soropositivo, ou seja, se é portador do Vírus de Imunodeficiência Humana – VIH (HIV);
Ou portador crônico do Vírus da Hepatite B e Hepatite C – VHB, VHC.

Ou ainda se:
Fez endoscopia nos últimos 6 meses;
Fez tatuagem ou piercing nos últimos 12 meses;
Fez transfusão;
Feztransplante de córnea ou dura-máter;
Fez tratamento com hormônio de crescimento, pituitária ou gonadotrofina de origem humana;
Foi operado nos últimos 6 meses;
Teve câncer (inclusive leucemia). Antecedentes de carcinoma in situ da cérvix uterina e de carcinoma basocelular de pele não impedem a doação de sangue.
Tem Epilepsia, Diabetes insulino-dependente ou Hipertensão grave;
Tem história familiar de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • DOA O DE SANGUE
  • DOA O DE SANGUE
  • Doa O De Sangue
  • DOA O DE SANGUE
  • Ac Doa O De Sangue
  • Aumento De Doa O De Sangue Flavia Villela
  • Campanha de Doa o de Sangue no Litoral Norte
  • trabalho doa o de sangue terminado revisado pelo professor

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!