Doação de sangue

Páginas: 7 (1683 palavras) Publicado: 12 de setembro de 2012
Doação de Sangue
Definição:
Doação de sangue é o processo pelo qual um doador voluntário, em um ato espontâneo, voluntário e não remunerado, tem seu sangue coletado para armazenamento em um banco de sangue ou hemocentro para futuramente ser usado em uma hemotransfusão transfusão. Trata-se de um processo de fundamental importância para o funcionamento de um hospital ou centro de saúde. Ésuperseguro para o doador, pois, é executado apenas com material descartável. A decisão de doar sangue deve ter como motivação o exercício da cidadania em sua forma mais nobre, a de salvar a vida de uma pessoa.
Legislação brasileira:
A lei nº 10.205, de 21 de março de 2001, regulamenta o §4º do art. 199 da Constituição Federal, relativo à coleta, processamento, estocagem, distribuição e aplicação dosangue, seus componentes e derivados e estabelece o ordenamento institucional indispensável à execução adequada dessas atividades.
No Brasil, trabalhador sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) poderá deixar de comparecer ao serviço, sem prejuízo do salário, por um dia, em cada doze meses de trabalho, em caso de doação voluntária de sangue devidamente comprovada (art. 473 da CLT).Os funcionários públicos civis federais, sem qualquer prejuízo, podem se ausentar do serviço por um dia para doação de sangue, sem limite anual de doações (art. 97 da lei nº 8.112/1990). E após três doações anuais é possível pagar meia entrada em eventos culturais.
Há ainda a lei federal nº 1.075, de 27 de março de 1950, que permite que a doação de sangue seja incluída na folha de serviço defuncionário público civil ou militar e que, não se enquadrando nestas categorias, que o doador seja incluído entre os que prestam serviços relevantes à sociedade e à Pátria.
Existem vários tipos de doação de sangue, sendo doação de sangue total, por aférese e doação autóloga os principais.

DOAÇÃO DE SANGUE TOTAL
É a doação habitual, onde até 450 ml de sangue são coletados em uma bolsaproduzida com materiais e soluções que permitem a preservação do sangue. Os homens podem doar de 2 em 2 meses, até 4 vezes ao ano e as mulheres podem doar de 3 em 3 meses até 3 vezes ao ano.
As etapas da doação de sangue total são:
1- Cadastro: O doador, portando um documento oficial com foto, é cadastrado e recebe um questionário para ser respondido. Esse questionário tem o objetivo de avaliar se háalguma situação ou doença que impeça a doação de sangue, portanto as respostas devem ser sinceras e qualquer dúvida deve ser esclarecida na próxima etapa - a triagem clínica.
2- Triagem clínica: O doador é entrevistado e examinado por profissional de saúde , em local que garanta a privacidade e o sigilo das informações. Esse profissional verifica as respostas do questionário e avalia pessoas comalto risco de transmitir doenças pelo sangue. O doador deve ser consciente de que as suas respostas são muito importantes para garantir a sua integridade física, bem como a de quem vai receber o seu sangue. A segurança do paciente que recebe transfusão começa com o doador.
3- Coleta de sangue: A coleta de sangue dura no máximo 10 minutos. Todo o material utilizado é estéril e descartável Não hárisco de contrair doenças doando sangue.
4- Lanche - após a doação o doador recebe um lanche e informações sobre os cuidados básicos que devem ser tomados após a coleta do sangue.

AFÉRESE
A aférese é um tipo de doação onde se coleta apenas um componente específico do sangue. O sangue é formado pelo plasma e por células - hemácias, plaquetas e leucócitos. As principais funções desteselementos são:
Plasma - controlar hemorragias
Hemácias - transportar o oxigênio para todo o organismo,
Plaquetas - controlar sangramentos
Leucócitos - combater infecções

As principais células coletada por aférese são as plaquetas.
Por exemplo, em uma doação de plaquetas por aférese é possível coletar de 6 a 8 vezes mais plaquetas do que em uma doação de sangue total, sem causar qualquer...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • doação de sangue
  • Doação de Sangue
  • Doação de sangue
  • Doaçao de Sangue
  • Doação de sangue
  • Doação de sangue
  • Doação de sangue
  • doação de sangue

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!