Doação de orgãos

Páginas: 50 (12286 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2012
Introdução

Nas últimas décadas, a medicina desenvolveu um arsenal tecnológico que tornou possível a reparação e substituição das funções dos órgãos e a utilização de próteses externas e internas. O transplante permitiu manter com vida um grande número de pessoas vítimas de doenças que outrora não tinham possibilidade de sobreviver aos episódios de agudização.
Para o desenvolvimentotécnico-científico dos transplantes e o consequente sucesso dessa modalidade terapêutica, é necessária a obtenção de órgãos. O transplante pressupõe a extração de órgãos “vivos” de corpos humanos sem vida (doador). No caso dos indivíduos em morte encefálica, seus órgãos substituirão os órgãos ineficientes de outra pessoa (receptor). Contudo, esse cenário apresenta novos conflitos na relação humana entre opotencial doador, o profissional, o familiar e o receptor.
Embora o número de transplantes tenha aumentado, a escassez de órgãos continua sendo um dos maiores obstáculos às equipes transplantadoras em todos os países, pois a demanda por transplantes vem aumentando em escala maior que a efetivação de doações, fazendo com que as listas de espera se ampliem.
O profissional de saúde tem uma açãorelevante na obtenção de órgãos, e isso se confirma na atuação da Organização Nacional de transplantes da Espanha, que apresenta o maior número de doadores por milhão de habitantes do mundo. Tão grande êxito foi possível apoiando-se na função dos coordenadores de transplantes, que são profissionais treinados para a detecção dos doadores e com habilidades para manejar o complexo processo de doação etransplantes.
Contudo, neste texto pretendeu-se discorrer sobre os conflitos éticos no processo de doação de órgão para transplantes a partir da perspectiva do profissional, enfermeiro, que trabalha na captação de órgãos para transplantes.
Os conflitos aqui apresentados constituem grande parte dos resultados da dissertação intitulada “Sofrimento e contradição: o significado da morte, do morrer eda humanização para enfermeiros que trabalham no processo de doação de órgãos para transplante”.
Para que haja condições de visualizar os conflitos éticos vivenciados pelos enfermeiros no processo de doação de órgãos, é preciso compreender suas fases.
O enfermeiro ou médico, profissional responsável por atuar como facilitador no processo de doação, dirige-se ao hospital notificador para iniciara avaliação do potencial doador. Realiza a avaliação das condições clínicas do potencial doador e orienta ou promove a manutenção hemodinâmica mais adequada. Mediante a confirmação do diagnóstico de morte encefálica, após o médico responsável ter esclarecido a família sobre a irreversibilidade do quadro clínico, solicita a doação de órgãos. Caso a família aceite a doação, providencia a realizaçãode exame complementar; após todos os exames e preenchimento dos documentos, notifica a Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos (CNCDO) que iniciará a distribuição dos órgãos que foram doados, conforme o cadastro técnico único. Em seguida, é marcado um horário para a extração dos órgãos pelas equipes transplantadoras. Após a retirada, o cadáver é condignamente recomposto eentregue aos familiares, para sepultamento. Nos casos de morte violenta, diante da suspeita de crime, o encaminhamento do corpo ao Instituto Médico Legal (IML) é obrigatório para ser necropsiado, acompanhado de toda a documentação da doação.
O processo de doação de órgãos está permeado por questões que envolvem a moral humana. Os relatos dos enfermeiros apontam para Doação de órgãos para transplante:conflitos éticos na percepção do profissional O Mundo da Saúde vive um processo de trabalho difícil e marcado por diversos conflitos, relacionados ao: significado da morte, significado da doação de órgãos, por estar com a família do doador, por cuidar do doador e por críticas ao processo de doação.

Justificativa

Devido ao baixo número de doadores de órgãos presentes no Brasil e a crescente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Doaçao de orgãos
  • Doação de Orgãos
  • Doação de órgãos
  • Doação de orgãos
  • Doação de orgaos
  • Doação de Órgãos
  • Doação de órgaõs
  • doacao de orgaos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!