Do Éden à Cruz: Paradigmas de um Deus-pastor que se revela carismático e cuidador no caminho da autognose humana.

2437 palavras 10 páginas
Do Éden à Cruz: Paradigmas de um Deus-pastor que se revela carismático e cuidador no caminho da autognose humana.

Gilvano Amorim Oliveira

Resumo:

A Bíblia apresenta no Antigo Testamento a Figura de Deus como pastor e no Novo Testamento esta figura de pastor evoluiu e Jesus se apresenta como o bom pastor. A primeira figura aborda o cuidado pastoral, o Deus cuidador, desde o ambiente da criação no Jardim do Éden. No Novo Testamento Jesus, o bom pastor, se apresenta como um guia, um resgatador, que é, em si mesmo, o caminho do homem em direção ao encontro com Deus. O ápice do cuidado do bom pastor se configura na cruz. Estas figuras do Deus-pastor conduzem a uma espiritualidade em que podemos nos conhecer melhor no cuidado de um Deus pastoral que nos conduz aos campos da salvação.

Abstract:

In the Old Testament, the Bible presents the figure of God as Shepherd, and in the New Testament, this figure further evolves, and Jesus is presented as the Good Shepherd. The first figure deals with pastoral care, God the caregiver, from the creation and the Garden of Eden. In the New Testament, Jesus, the Good Shepherd, is presented as a guide, a redeemer, who is the very way through which man can encounter God. The climax of the care of the Good Shepherd is consumated on the cross. These God-Shepherd figures lead us to a spirituality in which we can know ourselves better under the care of a pastoral God, who, in turn, leads us to pastures of salvation.

Do Éden à Cruz: Paradigmas de um Deus-Pastor que se revela carismático e cuidador no caminho da autognose humana.

Introdução:
O homem é um ilustre desconhecido social. Por desconhecido entende-se a natureza humana carente do conhecimento de sua própria identidade. Esta carência de identidade11 torna o homem interdependente, o elemento-chave de sua sociabilidade. Aristóteles3 afirma que o homem é um animal

Relacionados