Do Liberalismo ao Imperialismo

Páginas: 4 (763 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2013
LIBERALISMO

Definição:

Liberalismo pode ser definido como um conjunto de princípios e teorias políticas, que apresenta como ponto principal a defesa da liberdade política e econômica. Nestesentido, os liberais são contrários ao forte controle do Estado na economia e na vida das pessoas.

Origem:

O pensamento liberal teve sua origem no século XVII, através dos trabalhos sobre políticapublicados pelo filósofo inglês John Locke. Já no século XVIII, o liberalismo econômico ganhou força com as idéias defendidas pelo filósofo e economista escocês Adam Smith.

Podemos citar comoprincípios básicos do liberalismo:

- Defesa da propriedade privada;
- Liberdade econômica (livre mercado);
- Mínima participação do Estado nos assuntos econômicos da nação (governo limitado);
-Igualdade perante a lei (estado de direito);

Na década de 1970 surgiu o neoliberalismo, que é a aplicação dos princípios liberais numa realidade econômica pautada pela globalização e por novosparadigmas do capitalismo.






IMPERIALISMO

História do Imperialismo e Neocolonialismo

Na segunda metade do século XIX, países europeus como a Inglaterra, França, Alemanha, Bélgica e Itália,eram considerados grandes potências industriais. Na América, eram os Estados Unidos quem apresentavam um grande desenvolvimento no campo industrial. Todos estes países exerceram atitudes imperialistas,pois estavam interessados em formar grandes impérios econômicos, levando suas áreas de influência para outros continentes.
Com o objetivo de aumentarem sua margem de lucro e também de conseguiremum custo consideravelmente baixo, estes países se dirigiram à África, Ásia e Oceania, dominando e explorando estes povos. Não muito diferente do colonialismo dos séculos XV e XVI, que utilizou comodesculpa a divulgação do cristianismo; o neocolonialismo do século XIX usou o argumento de levar o progresso da ciência e da tecnologia ao mundo.
Na verdade, o que estes países realmente queriam era...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O imperialismo
  • Imperialismo
  • O Imperialismo
  • Imperialismo
  • Imperialismo
  • Imperialismo
  • Imperialismo
  • Imperialismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!