Do desabrigo a confiança

Páginas: 4 (801 palavras) Publicado: 16 de março de 2013
A Fenomenologia não é formalmente uma teoria, mas sim um modo pelo qual nos aproximamos do que pretendemos investigar. A fenomenologia foge do modo tradicional de investigar, um modo diferente deolhar para a realidade usando um pensamento filosófico e um conceito de realidade próprios. Olhar para o fenômeno é compreender o que é “ser”, esse modo de compreensão não exclui a possibilidade enecessidade das ciências positivas, mas sim amplia a necessidade e possibilidade de um outro pensar.
>Ser aí: existir no mundo
>Visto( por outro psicólogos ou pessoas) a fenomenologia comoligth, por ser aberta as possibilidades e ser vista como não aprofundando nas questões internas, porem por não ter uma teoria de respaldo (na ciência ou teoria psicológica) acabada sendo difícil detrabalhar.
>Normalmente psicólogo (fenomenológico)não se preocupam em saber em que filosofia em que epistemologia seu trabalho esta baseado, a fenomenologia é vista por alguns como uma alternativa menosrígida despreocupada com as causas dos problemas, com o passado, pois o que interessa é so o presente em vista do futuro.
> Fenomenologia não visa uma estrutura psíquica interna com um mecanismoregido por determinadas leis, pois não usa o conceito da metafisica que separa homem e mundo, mente e corpo.
> A existência humana é tida como algo diferente da existência de todos os outros entes>O homem “existe” os outros entes “são”. “Ser-aí” ou ser-no-mundo.
> Espacialidade: a existência é essa abertura compreensiva, que tem a espacialidade como um de seus caracteres existenciaisbásicos permitindo dizer dentro, fora, perto, longe, aqui, ali e conceber o espaço físico com suas dimensões.
>O ente dada sua condição de mortal, está sempre deixando de ser e ao mesmo tempovindo-a-ser, quando este ente está diante de nós (terapeutas), a ideia do vir-a-ser pode parecer leve, de não aprisionamento no passado, de possibilidade de transformação, mas nos esquecemos que o que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • confiança
  • confianca
  • Confianca
  • Confiança
  • Intervalos de Confiança
  • Intervalo de Confiança
  • confianca espartana
  • Confiança e liderança

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!