. Do cristianismo ao maoísmo: A história da Ação Popular.

Páginas: 6 (1372 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
CIAMBARELLA, Alessandra. Do cristianismo ao maoísmo: A história da Ação Popular. Civilização Brasileira. Rio de Janeiro, 2007. P 101-129.


O texto aborda a trajetória da Ação Popular (AP), fundada no inicio de 1960 sob a influência dos ideais católicos e que posteriormente passa a adotar o guevarismo (foquismo) e o maoísmo. “A AP surgiu para congregar o pensamento e a ação de setores daesquerda católica que reelaboravam seus caminhos, compreendendo que as mudanças políticas, sociais e econômicas se fariam pela ação e não apenas pela “salvação” de almas” (p.101). As reconstruções de identidade pela qual a AP passou ao longo de sua trajetória, eram sempre acompanhadas de amplos debates e sucessivas cisões.

O primeiro tópico, “Problemas da historiografia do regime militar: Entrememórias e versões”, faz um resgate histórico do período em que se instalou o regime militar no Brasil entre os anos de 1960 e 1980, passando por duas fases que envolvem o inicio e o fim do regime militar e a redemocratização do Brasil onde foi iniciada a construção de novos papeis e lugares para antigos atores políticos que vigoram no longo período de autoritarismo que o país passou. Daniel Arão Reissintetiza que “de modo geral a memória da sociedade tendeu a adquirir uma arquitetura simplificada: de um lado, a ditadura, um tempo de trevas, o predomínio da truculência, o reino da exceção, os chamados anos de chumbo. De outro, a nova república, livre, regida pela lei, o reino da cidadania, a sociedade reencontrando-se com sua vocação democrática” (p. 104, citação do livro Ditadura Militar,Esquerdas e Sociedade). Varias tendências surgem para tentar explicar o papel desempenhado pelas esquerdas durante o período dos anos 60 e 80, buscando justificar o uso da luta armada e a saída para o impasse político que se estabeleceu com o golpe de 1964. Finalizando o tópico a autora conclui que todas as interpretações ajudam a produzir a compreensão de um importante momento político brasileirode luta e história.

No segundo tópico, “Apresentando a ação popular, a AP”, é abordado a ligação histórica da AP ao Partido Comunista Brasileiro (PCB), bem como sua influência a diversos grupos em torno de propostas reformistas. No contexto histórico em que vivia o Brasil no ano de 1961 (ascensão de João Goulart à presidência da república, que dava esperanças a esquerda de uma “libertaçãonacional”), a ação popular procurou se firmar como alternativa política predominante do PCB no interior das esquerdas, o que atraiu a juventude militante universitária, além de outros grupos. A organização política surgiu dois anos antes do golpe militar de 1964, reunindo setores progressista da igreja católica, entre eles a Juventude Universitária Católica (JUC) e a Juventude Operária Católica (JOC). AAP teve inspiração cristã, mas seus fundadores viram nela a possibilidade de desenvolver uma identidade de ação política de esquerda mais autônoma e desvinculada das diretrizes do clero católico, em um de seus primeiros congressos explicitou sua opção por um “socialismo humanista”. Concluindo esse tópico, fica entendido que AP teve uma origem cristã que defendia ideias humanistas, e queposteriormente passa a ser pensada também como um movimento político de participação popular abrangendo diferentes setores sociais, sendo apoiada por vários grupos, como a juventude militante e os operários, tornando-se uma organização de lideranças.

Terceiro tópico, “AP e o Regime Militar: A Questão da Luta Armada”, relata o golpe civil-militar de março de 1964, onde João Goulart foi deposto e seiniciou um longo processo de regime autoritário que acabou com as expectativas dos grupos de esquerda. Nesse ano a AP defendeu a criação de uma alternativa política tanto capitalista como comunista, enfatizando o seu ideal humanista cristão, influenciada pela vitória da revolução Cubana. Uma “nova esquerda” buscou firma-se como alternativa aos partidos comunistas tradicionais e suas teorias, que não...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • AÇÃO POPULAR
  • Ação Popular
  • açao popular
  • Ação Popular
  • Ação popular
  • Ação popular
  • Historia do cristianismo
  • História do Cristianismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!