dnj]qwfjqw]F}HB

438 palavras 2 páginas
Estudo dirigido
1) Diferencie a postura teórico-metodológica marxista da postura hegeliana, de modo geral e na aplicação da análise do Estado. Entende-se por Marxismo o conjuntos das ideias, dos conceitos, das teses, das teorias, das propostas de metodologia cientifica e de estratégia politica, consideradas como corpo homogêneo de proposições até constituir uma verdadeira e autêntica “doutrina”, que se podem deduzir das obras de Karl Marx e de Friedrich Engels. Na filosofia do direito de Hegel chegaram a cumprimento e à exasperação aquela tendência típica do pensamento politico que acompanha o surgimento e a formação do Estado ou como forma racional da existência social do homem, garantida da ordem e da paz social que é o ultimo interesse que todos os indivíduos viventes em sociedade tem comum.
2) Mostre com a concepção de sociedade civil e Estado em Marx rompe com as tradições Jusnaturalista e a hegeliana, apontando o conceito de Estado e a sociedade civil para ambos.
3) O que têm em comum o Estado Burguês e as formas de Estado anteriores a ele?
4) Apresente o ponto fundamental da distinção entre o Estado Burguês e as formas anteriores de Estado conforme Marx?
5) Aponte e analise as condições da distinção do item anterior.
6) Em que consiste o Estado de transição?
7) Quem é o agente responsável pela transição e qual a ação que Marx atribui a ele nesse processo?
8) Por que Marx e Engels chamam o Estado de transição de “ditadura”?
9) Como se relacionam a extinção do Estado e o Estado de transição, para a construção de uma sociedade sem Estado?
10) Como se explica o processo de extinção do Estado, conforme Marx? Marx afirma, ao invés, que o Estado burguês não pode ser destruído; contra a teoria anárquica, afirma que o deve ser destruído não o Estado tout curt, mas exatamente o Estado burguês, porque o Estado como tal, uma vez destruído o Estado burguês, está destinado à extinção.
11) Como diferenciamos a teoria de Marx acerca do Estado,

Relacionados