Dmartinho10ºc

Páginas: 8 (1863 palavras) Publicado: 26 de abril de 2014
AL 1.1
Absorção e Emissão de radiação
Trabalho realizado por 10º C: Professora: Maria João Neves
Diogo Almeida Nº10 Física Química A
Diogo Oliveira Nº11 10ºC
Diogo Branco Nº12Inácio Júnior Nº15
Índice













Objetivos
Este trabalho tem como objectivos, compreender como a radiação emitida, reflectida, e absorvida varia com a natureza da superfície onde é incidida, neste trabalho será numa face preta, branca, baça e polida, também iremosdistinguir o poder de absorção de cada face e relacioná-la com a sua natureza, Compreenderemos o conceito de equilíbrio térmico, relacionaremos as taxas de absorção e de emissão da radiação de um corpo com a diferença entre a sua temperatura e a sua vizinhança. Analisaremos a transferência por radiação e transformações de energia em sistemas e veremos como a radiação incidente pode refeclectidaabsorvida e transmitida parcialmente.







Introdução teórica
A absorção de radiação, e também a emissão, por parte dos corpos está relacionada com a natureza da sua superfície. A parte que é absorvida aumenta a energia interna desse corpo e traduz-se em temperatura.
A radiação incidente numa superfície pode ser, parcialmente absorvida, refletida ou transmitida. Para determinar se umasuperfície é mais absorsora do que reflectora, definem-se o poder de absorção e o poder de emissão. O poder de absorção de energia por radiação relaciona-se com a natureza das superfícies. 
Um corpo negro é um corpo ideal na Física, na realidade, tal corpo não existe, existem corpos que se assemelham, sendo bons emissores, bons absorventes e maus refletores da radiação.
Um corpo negro absorve toda aradiação que nele incide, isto é, a sua poder de absorção é igual a 1 e a sua reflectividade é nula.
Qualquer corpo que seja bom absorvente é também bom emissor. Logo o corpo negro, além de absorsor ideal, é também um emissor ideal. A sua emissividade é igual a 1.




Um corpo negro independentemente do material com que é confeccionado, emite radiações electromagnéticas com a mesmaintensidade, a uma dada temperatura e para cada comprimento de onda. Será de esperar que um corpo de uma cor negra tenha um maior poder de absorção e de emissão do que um corpo de uma cor mais clara.
A temperatura de um corpo pode diminuir ou aumentar dependendo do corpo com que está em contacto.



Quando as temperaturas, do corpo e das vizinhanças, se igualam, atinge-se o equilíbrio térmico e, apartir deste instante, as trocas de energia entre o corpo e as vizinhanças são iguais. Como tal o equilíbrio térmico é atingido através de um mecanismo de trocas de energia.
O enunciado da Lei Zero da Termodinâmica admite que dois sistemas em equilíbrio térmico com um terceiro estão em equilíbrio térmico entre si. Todos os corpos estão continuamente a emitir e a receber energia, dos corpos que osrodeiam.
Quando um corpo se encontra em equilíbrio térmico com a sua vizinhança e energia emitida por radiação pelo corpo, por unidade de tempo e por unidade de área, é igual à energia que recebe por radiação da vizinhança. Também se diz que as taxas de absorção e de emissão são iguais.


Material
Cubo de Lestie
Termómetro -10ºC/100ºC
Lâmpada de incandescência 40 W
CronómetroProcedimento experimental
Introduziu-se o termómetro no interior do cubo de Leslie e ler a temperatura do ar nele contido;
Fez-se incidir a luz emitida por uma lâmpada de incandescência, colocada a 6 cm de distância, na face polida do cubo de Leslie;
Leu-se, minuto a minuto, a temperatura do ar no interior do cubo, até esta não se alterar;
Registou-se na tabela a variação da temperatura...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!