dm gesto

Páginas: 9 (2207 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2014
1. INTRODUÇÃO.
A motivação humana tem sido uma das principais preocupações e desafios da gestão organizacional moderna, e várias teorias tentam explicar o sentido desta força misteriosa que leva as pessoas a agirem de forma a alcançar seus objetivos. As técnicas de motivação estão cada vez mais fazendo parte da estratégia dasempresas. Através da motivação pessoal, da educação formal e do treinamento, um indivíduo pode utilizar todo o seu potencial de forma mais eficiente, tornando-se um profissional de destaque e realizando seus sonhos e ideais pessoais.
A motivação dos seres humanos e a qualidade de vida no trabalho apresentam os desafios enfrentados por uma administração moderna a fim de alcançar objetivos quepossam satisfazer essas necessidades. A partir do momento em que a preocupação com o bem-estar das pessoas ganha espaço nas organizações, é possível conseguir melhores resultados na busca de um ambiente de trabalho adequado para o desenvolvimento das atividades profissionais.

2. COMO AS EXPECTATIVAS INFLUENCIAM NA MOTIVAÇÃO.
Uma das teorias mais aceitas sobre a motivação é apresentada pelateoria da expectativa. Essa teoria diz que um funcionário será motivado e se esforçar no trabalho quando acreditar que seu esforço levara a uma boa avaliação de desempenho, e que resultara em recompensas organizacionais, assim, satisfazendo suas metas pessoais. Portanto a teoria se concentra em três relações:
1º Relação esforço-desempenho, que tem como base que seu esforço resultará em bomdesempenho.
2º Relação desempenho-recompensa, que diz que o individuo acredita que seu bom desempenho resultará em boas recompensas.
3º E a relação recompensa-metas pessoais, que revela que as recompensas organizacionais resultarão na realização das suas metas pessoais.
A teoria da expectativa ajuda a explicar por que o funcionário não se empenha a produzir sempre mais em seu cargo, apenas faz osuficiente para não perder seu emprego. Isso tudo se explica na base da motivação, que o funcionário na maioria das vezes não tem a recompensa que deseja quando seu desempenho é bom, e boa parte acha que seu bom desempenho nem sempre é reconhecido.


2.1 ALIANÇA FUNCIONÁRIO-EMPREGADO.
A relação atual entre funcionário e empregador é muito diferente da que existia poucas décadas atrás. Na maioriadas organizações o laço de “lealdade-pela-segurança” tem sido rompido. A maioria dos funcionários atualmente se confronta com um universo de trabalho caracterizado por temporariedade, pouca segurança no emprego e limitadas oportunidades de promoção.
Com tudo isso é cada vez maior o número de pessoas trabalhando como autônomos, não mantendo nenhum laço permanente com uma organização especifica, emvez disso firmam um contrato para trabalhar somente em um único projeto ou conjunto de projetos. Uma característica comum entre esses funcionários é que seu trabalho não deve nenhuma lealdade com qualquer organização, então para motivar essas pessoas o dinheiro é um importante fator, uma vez que a relação vai ser pouca com a organização, outros fatores de motivação são novos desafios eoportunidades de desenvolver novas habilidades.
Esses trabalhadores temporários atribuem grande valor a flexibilidade de horários, treinamentos pagos pela empresa e oportunidades de se tornarem permanentes na organização são fatores importantes na motivação.
A especialização é um fator diferencial nos trabalhadores de hoje em dia, profissionais técnicos mantém grande comprometimento com seu campo deespecialidade e sua lealdade está mais voltada para sua profissão de que para seu empregador, e para sempre estarem atualizados em seu campo precisam estar sempre reciclando seu conhecimento sendo assim eles raramente definem sua semana de trabalho em cinco dias e a horários comerciais.
Com tudo isso o que pode motivar esses profissionais é uma boa remuneração, e além disso esses profissionais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gesto
  • eu sou dms
  • gesto
  • DNS
  • O que é dns
  • O que é DNS
  • DNS
  • DNS o que é?

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!