djsanc

515 palavras 3 páginas
I – Descrição da Atividade Experimental
O nível operante consiste na observação do comportamento do sujeito experimental, antes que qualquer operação experimental seja introduzida, modificando o mesmo. A sessão durou 30 minutos.
A aparelhagem foi verificada, a chave de controle do bebedouro foi colocada no modo manual e este foi enxugado, em seguida o animal foi introduzido na caixa de Skinner.
Foi anotado com um X na folha de registro o número de vezes que o sujeito pressionou a barra em cada um dos minutos sucessivos. Só foram consideradas respostas de RPB quando o sujeito experimental deslocou a barra com uma ou mais patas dianteiras ou com a mandíbula, produzindo o clique do micro interruptor;
Na outra coluna da folha de registro, foi anotado também os outros comportamentos do animal: limpar-se (L), tocar a barra (TB), andar (A), parar (P), erguer-se (E) e farejar (F).
Os comportamentos foram registrados em intervalos de 1 minuto e o critério de término da prática foi após o registro dos operantes acima citados por 30 minutos.
O sujeito experimental utilizado foi o Rattus novergicus, raça Wistar, um rato albino com alta sensibilidade do aparelho respiratório, limpo, fácil de cuidar, pequeno e domesticável. O rato é adulto jovem, com idade aproximada de 3 meses e torna-se maduro sexualmente entre 90 e 110 dias de idade. Seu período de gestação é de 21 a 23 dias.
A ninhada dessa raça varia de 3 a 15 filhotes. Nascem sem pelos, cegos, ouvidos fechados, rabo curto e as patas não desenvolvidas. O desmame ocorre entre o 21º e 28º dia, a temperatura corporal é de aproximadamente 37,5 º C e a frequência respiratória é de 210 vezes por minuto. Tem uma sobrevida de 2 anos e se as condições forem favoráveis ele vive até 3 anos. É suscetível a doenças.
O ambiente de experimentação foi o Laboratório de Psicologia Experimental da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), localizado no Centro de Ciências da Saúde (CCS). O laboratório possui vinte bancadas de mármore,

Relacionados