djjcsk

496 palavras 2 páginas
Doenças Genéticas mais Comuns

Existem milhares de doenças que acometem o organismo humano e algumas dessas doenças surgem por uma causa bastante comum e ao mesmo tempo intensamente influente, são genes providos da hereditariedade.
Por existência dessa carga genética, cada pessoa está predisposta a possibilidade de desenvolver uma doença que os pais possam ter adquirido ou não e/ou mesmo algum outro parente consanguíneo. As doenças adquiridas geneticamente são enumeradas em aproximadamente seis mil já reconhecidas.
As doenças genéticas mais comuns são classificadas em:
Monogênicas são causadas pela mudança na geração de DNA de um único gene.
Exemplos:
Anemia falciforme - causa má formação das hemácias, que acabam assumindo uma forma de foices diminuindo representativamente a expectativa de vida.
Hemofilia A – afeta com mais frequência os homens, causando desordem no mecanismo de coagulação do sangue que provoca hemorragias intramusculares e intra-articulares até surgirem lesões ósseas.
Cromossômicas são as alterações numéricas e estruturais do conjunto de cromossomo de um indivíduo.
Exemplos:
Síndrome de Down - um distúrbio genético que acontece devido à presença de um cromossomo 21 parcial ou total que influencia no retardo mental, provocando deficiências cognitivas e diferenças na estatura e estrutura do corpo.
Síndrome de Turner - afeta apenas indivíduos do gênero feminino que quando adultas apresentam baixa estatura, genitálias não se desenvolvem, mantendo os ovários atrofiados, pescoço alado e retardamento mental.
Multifatoriais são causadas por uma combinação mutações em genes.
Exemplos:
Diabetes - falta ou má absorção de insulina, hormônio produzido pelo pâncreas que tema função de transformar a molécula de glicose em energia.
Alzheimer - provoca a implacável e progressiva deterioração das funções cerebrais, como perda linguagem, da razão e da memória.

Hipertensão Arterial - mais conhecida como pressão alta, age fazendo com que o

Relacionados