djfjjd

4148 palavras 17 páginas
A QUESTÃO DO CASAMENTO E DO DIVÓRCIO ANALISADOS SOB
A ÓTICA DA INSERÇÃO DA MULHER NO MERCADO DE
TRABALHO
Ana Paula Nery Rosado 1
Mariana Morais Pompermayer 2
Karla Maria Damiano Teixeira3
RESUMO
Por muito tempo o ambiente familiar e o de trabalho foram mundos separados, mas hoje, uma vez entendido a importância das relações entre estes dois sistemas, esta idéia está mudando e dando espaço para discussões acadêmicas e políticas sociais. Apesar disso, as desigualdades de gênero permanecem, o que faz com que as mulheres ainda tenham uma condição de cidadania fragilizada, o que se deva, talvez, pela associação entre família e mulher por longo tempo assumida, sendo uma construção social firmada, também, pelo contexto histórico do casamento. Levando-se em conta a ligação da mulher às atividades domésticas e, assim, ao ambiente doméstico/privado, tem-se como ponto central familiar a figura feminina e, com isso, percebe-se a mulher como uma figura que influencia, diretamente, as mudanças familiares e sociais. Assim, o presente trabalho propõe-se a refletir, discutir e relacionar questões que envolvam o casamento, o divórcio e a inserção da mulher no mercado de trabalho com as mudanças familiares verificadas atualmente.

PALAVRAS-CHAVE: Família. União Conjugal.
1 INTRODUÇÃO
A família, além de ser elemento-chave para a sobrevivência de seus membros exerce, também, a proteção e a socialização de seus componentes, transmissão do capital cultural, do capital econômico e da propriedade do grupo, bem como das relações de gênero e de solidariedade entre gerações (CARVALHO; ALMEIDA, 2003).
De acordo com Teixeira et al. (2008), um dos sentidos estratégicos da existência familiar está na razão desta ser a mediadora entre uma sociedade ampla e os indivíduos.
Tendo em vista os elos indivíduo, família e sociedade, os autores trazem a discussão das mudanças, pelas quais a família vem passando, uma vez que mudanças ocorridas em um destes níveis – indivíduo ou

Relacionados