djc é meu hino

7860 palavras 32 páginas
O que segundo Weber consiste em levar uma vida essencialmente racionalizada. Cumprindo os deveres de indivíduo religioso também na sua vida cotidiana moral! A partir desta premissa, a Reforma introduz um novo paradigma, onde o trabalho ganha um peso diante das responsabilidades dos fies. Para o protestantismo o trabalho serve para realizar a vontade divina que seria a única forma de salvação. A Teoria da Predestinação Calvinista dizia que Deus já havia definido aqueles que seriam salvos e só restava aos fies levar uma vida correta, agindo como se fosse um dos escolhidos, pois um passo fora desta linha lhes renderiam a condenação!

Para Weber, este novo paradigma oriundo da retidão religiosa, faz com que os indivíduos se dediquem muito mais ao trabalho e além disso, reduzam cada vez mais o desperdício e os gastos com extravagâncias. Tudo isto em prol de uma salvação. Diferentemente do capitalismo moderno, onde a doutrina é o lucro pelo lucro e cada vez mais para o lucro, nos primórdios do capitalismo, foi a atitude racional introjetada pelos indivíduos através do protestantismo que fez com que aqueles indivíduos agissem de forma racional e controlada no seu dia a dia, criando uma nova cultura capitalista que com o passar dos séculos acabou se tornando o capitalismo financeiro moderno.

Ler a Ética Protestante e o “Espírito” do Capitalismo é uma forma incrível de aprender sobre os primórdios da Alemanha, sobre as transformação sofridas pelas religiões e sobre a formação da sociedade moderna de uma maneira relativamente simples, mas inexplicavelmente instigante e prazerosa!
O que segundo Weber consiste em levar uma vida essencialmente racionalizada. Cumprindo os deveres de indivíduo religioso também na sua vida cotidiana moral! A partir desta premissa, a Reforma introduz um novo paradigma, onde o trabalho ganha um peso diante das responsabilidades dos fies. Para o protestantismo o trabalho serve para realizar a vontade divina que seria a única forma de salvação.

Relacionados