dja manxi

2073 palavras 9 páginas
Centro Educativo Miraflores
Trabalho de Filosofia
Tema: Ciência e Técnica- Dimensão Ecológica

Elementos do grupo: Professor:
- Alessandro Carvalho Nº 2 - Daniel Mendes
- Edson Semedo Nº
- Mário Pais Nº 25
Introdução

Neste trabalho, pretendemos, reflectir sobre o poder e os riscos que a ciência e técnica tem levantado ao Homem, à sociedade e também a própria Natureza que está sendo destruída pouco a pouco.
Mediante a ciência, o Homem antes tinha acreditado que a Natureza tinha a capacidade de regeneração permanente e que os seus recursos eram inesgotáveis. E esse pensamento fez que o Homem usasse os recursos naturais de uma forma muito drástica o que levou o planeta sofrer muitos problemas ecológicos.

Ciência e Técnica- Dimensão Ecológica
A ciência e a técnica, desde o século XVII, permitiram à humanidade realizar enormes progressos no controlo e exploração da Natureza.
Muitas das suas aplicações foram benéficas minorando o sofrimento humano e melhorando o seu mundo se forma a que o Homem se sentisse cada vez melhor. Por outro lado, contribuíram também para aumentar a capacidade destrutiva de aparelhos militares ou a degradação da vida na Terra.
Tradicionalmente, falar de crise significa exclusivamente identificar relações de força inter-subjectivas, entre grupos e interesses sociais que entram em colapso ou ruptura. Contudo, um dado novo surgiu, por vezes paulatinamente, outras vezes com ímpeto e violência, no panorama de muitas faces e determinações da crise da nossa civilização mundial: o ambiente.

A ameaça de cometermos a maior das injustiças, isto é, o perigo de para mantermos o presente estilo de existência comunitária se eliminar a teia frágil dos ecossitemas, do tecido biofísico de que depende a vida da nossa e de muitas outras espécies. A maior das injustiças, essa que seria o sacrifício das

Relacionados