Dióxido de Zircônio Nanossintetizado

875 palavras 4 páginas
Universidade Federal de Minas Gerais
Departamento de Química

NANOMATERIAS Dióxido de Zircônio Nanossintetizado

Aluno:
Tadeu Borges Parreiras
Curso: Química Tecnológica
Professora: Nelcy Della

Belo Horizonte, 21 de novembro de 2013
Introdução

A principal fonte de zircônio é a zirconita, que também é conhecida como zircão. Trata-se de um silicato de zircônio de fórmula ZrSiO4 cuja apresentação pode variar nas seguintes cores: marron, verde, azul, vermelho, amarelo e incolor.
Em termos teóricos, a composição da zirconita é formada de 67,2% de ZrO2 e 32,8% de SiO2.
A principal fase utilizada de zircônio é o tetragonal, pois há mais propriedades nanométricas. Sua toxicidade é baixa e pode ser considerado como composto inflamável. Para este tipo de processo usa-se o Óxido de Ítrio (Y2O3), óxido de magnésio (MgO) ou óxido de cálcio (CaO), para uma melhor estabilização do Dióxido de Zircônio (ZnO2) tetragonal.

Síntese
O método de precipitação é o mais utilizado para a obtenção de materiais nanoparticulados feitos de óxido de zircônio. Esse método possibilita a obtenção de maior quantidade de nanocompostos por custo de produção e a estabilização do Óxido de Zircônio tetragonal que é a principal fase a ser utilizada.
A síntese foi feita atravéz da Precipitação Convencional e da Precipitação Assistida por Ultrassom. Em seguida, amostras foram calcinadas em diferentes temperaturas e separadas para a caracterizzação. Assim, foi observado as diferentes propriedades dos materiais atraves das técnicas de Caracterização.

Precipitação Convencional (NUS)
Dissolveu-se lentamente 3,465g de Nitrato de Zircônio (ZrO(NO3)2) em 50ml de água destilada.
A solução foi adicionada a 50mL de solução de amônia (30% v/v). Para otimização da reação, foi deixado a solução em agitação por 24h.
Após 24 horas, a solução foi decantada e retirado o excesso

Relacionados