Dióxido de cloro - uso em abatedoros de aves

943 palavras 4 páginas
Aplicação de Dióxido de Cloro em Abatedouro de Aves

Introdução : A aplicação de água tratada com dióxido de cloro em abatedouro de aves trás várias vantagens sobre a utilização da água tratada com cloro (na forma de gás : Cl2 ou sob forma líquida/hipocloritos : NaOCl).

Equipamento : Um único gerador de Dióxido de Cloro, pode atender a vários pontos de aplicação em um abatedouro. Deve-se levar em conta o ponto de aplicação em que a solução de dióxido de cloro é aplicada em maior concentração (pré-chiller – dependendo do grau de contaminação pode-se aplicar até 200 ppm para se obter um residual livre entre 0,6 e 1 ppm) e os outros pontos (entre 0,5 e 0,8 ppm) deve-se diluir (pode ser via uma central com vários pontos de aplicação) para uma aplicação segura e sem riscos de intoxicação dos funcionários do abatedouro.

Distribuição da aplicação do dióxido de cloro pelo abatedouro :

Como geralmente funciona um abatedouro de aves :

Recepção das gaiolas das aves: as aves chegam em gaiolas plásticas, ficam por volta de meia hora sob uma nebulização leve de água fresca para “desestressarem” do transporte. São colocadas vivas de cabeça para baixo em uma corrente transportadora que as leva para dentro do processo. É feito o corte da veia jugular (manualmente ou automaticamente), entram em um túnel (circulam por 3 a 4 minutos onde morrem devido à perda de sangue), o sangue é coletado e as aves são conduzidas as depenadeiras onde são submetidas a chuveiros com água a aproximados 60 (C. (não se deve aplicar água tratada com concentração elevada de ClO2 devido a exudação) e as escaldadeiras (água próxima dos 85(C) para limpeza/assepsia dos pés/patas.
A corrente transportadora continua seu curso, é feita a extração da cloaca , a evisceração via externo/peito onde os órgãos internos das aves são depositados por sobre o corpo/peito, a correia leva as aves para uma mesa de primeira separação de partes onde funcionárias ou automaticamente é feita a separação dos

Relacionados