DIVISÃO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS

313 palavras 2 páginas
Com o avanço do conhecimento, tornou-se necessária uma divisão das Ciências Sociais em diversas disciplinas, para facilitar a sistematização dos estudos e das pesquisas. Essa divisão atualmente abrange as seguintes disciplinas:

Sociologia - estuda as relações sociais e as formas de associação, considerando as interações que ocorrem na vida em sociedade. A Sociologia abrange, çortanto, o estudo dos grupos sociais; dos fatos sociais; da divisão da sociedade em camadas; da mobilidade social; dos processos de cooperação, competição e conflito na sociedade; etc.,

Economia - estuda as atividades humanas ligadas a produção, circulação, distribuição e consumo de bens e serviços. Portanto, são fenômenos estudados pela Economia a distribuição da renda num país, a política salarial, a produtividade de uma empresa, etc.,

Antropologia - estuda e pesquisa as semelhanças e as diferenças culturais entre os vários agrupamentos humanos, assim como a origem e a evolução das culturas. Além de estudar a cultura dos povos pré-letrados, a Antropologia ocupa-se com a diversidade cultural existente nas sociedades industriais. São objetos de estudo da Antropologia os tipos de organização familiar, as religiões, a magia, os ritos de iniciação dos jovens, o casamento, etc., Política - estuda a distribuição de poder na sociedade, bem como a formação e o desenvolvimento das diversas formas de governo. ~ a Ciência Política que estuda, por exemplo, os partidos políticos, os mecanismos eleitorais, etc.

Não existe uma divisão nítida entre essas disciplinas. Embora cada uma das Ciências Sociais se ocupe preferencialmente de um aspecto da realidade social, elas são complementares entre si e atuam freqüentemente juntas para explicar os complexos fenômenos da vida em sociedade.

Relacionados