Divisões do islamismo

Páginas: 3 (518 palavras) Publicado: 23 de março de 2012
Divisões do Islamismo

Os muçulmanos estão divididos em dois grandes grupos: sunitas e xiitas. Essas tendências surgem da disputa pelo direito de sucessão a Maomé (MARTINS, 2012).
SegundoMartins (2012), a divergência principal diz respeito à natureza da chefia: Para os xiitas, o Imã ou "Imam" (líder da comunidade) é herdeiro e continuador da missão espiritual do Profeta. Para os sunitas, oImã é apenas um chefe civil e político, sem autoridade espiritual, a qual pertence exclusivamente à comunidade como um todo (umma).
Sunitas e xiitas fazem juntos os mesmos ritos e seguem as mesmasleis (com diferenças irrelevantes), mas o conflito político é profundo (MARTINS, 2012).
Os sunitas são os partidários dos califas abássidas, descendentes de all-Abbas, tio do Profeta. Em 749, elesassumem o controle do Islã e transferem a capital para Bagdá. Justificam sua legitimidade apoiados nos juristas (alim, plural ulemás) que sustentam que o califado pertenceria aos que fossemconsiderados dignos pelo consenso da comunidade (MARTINS, 2012).
Segundo Gonçalves e Guimarães (2012) os sunitas atingem hoje mais de 80% do total dos muçulmanos. O grupo acredita que o nome sunita é derivadoda palavra “Sunna”, referente aos preceitos empregados há séculos, com base nos ensinamentos do profeta Maomé, dos califas e das autoridades ortodoxas. Eles afirmam, também, que esse nome significaum caminho “moderado”, referindo-se à ideia de que o sunismo exerce uma posição neutra, diferente dos que atuam como extremistas, que é característica dos xiitas.
Os xiitas, predominantes no Irã eIraque, não aceitam a direção outorgada pelos sunitas; para eles somente os descendentes do profeta são conhecedores e interpretadores do Corão, e afirmam que isso se dá graças ao conhecimento dado porDeus. Os xiitas consideram “Ali”, primo e genro do profeta Maomé, como seu sucessor, e não consideram os califas que vieram em seguida. Embora a concentração de xiitas seja pequena, aproximadamente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Islamismo
  • Islamismo
  • Islamismo
  • Islamismo
  • Islamismo
  • Islamismo
  • Islamismo
  • Islamismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!