Divisão e caracteristicas do dialeto lusitano

Páginas: 10 (2473 palavras) Publicado: 15 de outubro de 2011
FIBRA – Faculdade Integrada Brasil Amazônia
Tradução Interprete
Língua Portuguesa I
Henrique Ian Teixeira Vasconcelos
Thabata Cris Ferreira
Ana Carolina Mendes Veiga
Nathalia Mattos Reis

DIVISÃO E CARACTERÍSTICAS
DO
DIALETO LUSITANO

ANA CAROLINA MENDES VEIGA
HENRIQUE IAN TEIXEIRA VASCONCELOS
THABATA CRIS FERREIRA
IZABELLA LEAL
NATHALIA MATTOS REIS

DIVISÃO E CARACTERISTICASDO
DIALETO LUSITANO

Trabalho apresentado na Faculdade Integrada Brasil Amazônia - FIBRA como requisito para avaliação na disciplina Língua Portuguesa I.
Prof.: Izidorio Cabral

BELÉM
2011
SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO----------------------------------------------------------------------------------- 9

2. O PORTUGUÊS NAEUROPA-------------------------------------------------------------- 10

3. O PORTUGUÊS NA ÁFRICA----------------------------------------------------------------12

4. O PORTUGUÊS NA ÁSIA E OCEANIA---------------------------------------------------13

5. O PORTUGUÊS NA AMÉRICA ------------------------------------------------------------ 13CONCLUSÃO--------------------------------------------------------------------------------------- 16
REFERÊNCIAS------------------------------------------------------------------------------------ 17

Introdução

Para falarmos do dialeto Lusitano devemos antes saber que ele faz parte das línguas românicas, sendo uma das principais oriundas desta. A língua lusitana, o português, surge após a independência de Portugal no século XII,fazendo assim o local de nascimento da língua lusitana, que mais tarde se espalharia por varias regiões do mundo. O espaço territorial compreendido entre as imediações da atual Lisboa até o território da Galiza, ao noroeste da Espanha, sendo esta a área de abrangência da linguística lusitana neste período da historia. Fora de dúvida, a Galiza representava o principal centro de irradiação cultural doocidente da Península e sua cidade principal, Santiago de Compostela, era o local de onde partiam os movimentos que buscavam reconquistar os territórios dominados pelos árabes. A influência linguística por parte do território galego foi, consequentemente, marcante. O mundo lusófono encontra-se hoje avaliado entre 170 e 210 milhões de pessoas falantes. O português é a oitava língua mais falada doplaneta sendo a terceira entre as línguas ocidentais, após o inglês e o castelhano, é a língua oficial em sete países, sendo estes, Angola com 10 milhões de habitantes, Brasil com 152 milhões, Cabo Verde com 346 mil, Guiné Bissau com 1 milhão, Moçambique com 15,3 milhões, Portugal com 9,9 milhões e São Tomé e Príncipe com 126 mil.

A Língua Lusitana na Europa

Na faixa ocidental da PenínsulaIbérica, onde o galego-português era falado, atualmente utiliza-se o galego e o português, podemos verificar que hoje são dois dialetos compostos distintos. Esta região apresenta um conjunto de falares que, de acordo com certas características fonéticas tendo em evidencia a pronúncia das sibilantes: utilização ou não do mesmo fonema em roSa e em paSSo, diferenciação fonética ou nãoentre Cinco e Seis, entre outras, poderemos classificá-los em três grandes grupos:
1. Dialetos galegos;
2. Dialetos portugueses setentrionais;
3. Dialetos portugueses centro-meridionais.
A fronteira entre os dialetos portugueses setentrionais e centro-meridionais atravessa Portugal de noroeste a sudeste, merecendo especial atenção algumas regiões do país que apresentam características fonéticaspeculiares: a região setentrional que abrange parte do Minho e do Douro Litoral, uma extensa área da Beira-Baixa e do Alto-Alentejo, principal centro-meridional, e o ocidente do Algarve, também centro-meridional.
Os quatro maiores grupos de dialetos portugueses são: o Português do Norte, ou galego, Português Central, Português do Sul ao qual se inclui o dialeto de Lisboa e o Português Insular,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • dialetos
  • Lusitanos
  • lusitano
  • Dialetos
  • Dialetos
  • dialetos
  • Dialetos
  • Dialeto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!