Divisão genero no ambiente escolar projeto interventivo

Páginas: 14 (3393 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2011
DISCIPLINA PSICOLOGIA SOCIAL

DIVISÃO GÊNERO NO AMBIENTE ESCOLAR

VERAILDES LOPES DOS SANTOS BONFIM

Vitória da Conquista - BA
2011

DIVISÃO GÊNERO NO AMBIENTE ESCOLAR

Trabalho apresentado à professora Keila, como requisito avaliativo da disciplina: Psicologia Social da pós-graduação em Gestão Educacional.

Vitória da Conquista- BA
2011

“Contato” com a outra pessoa, só é conseguindo no diálogo, na empatia.
O homem ser de relações tem na convivência e no relacionamento elementos
para seu crescimento pessoal. (DALMÁS, 1994, p.40).

SUMÁRIO
l- APRESENTAÇÃO

ll - INTRODUÇÃO
lll-JUSTIFICATIVA

lV-TEMA

V – OBJETIVOS

Vl-FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Vll- METODOLOGIA

Vlll- CRONOGRAMA

lX- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

APRESENTAÇÃO

O Projeto denominado “Divisão de gênero no ambiente escolar” pretende se tornar um instrumento  catalisador de ações que devem nortear as estratégias educativas da comunidade  escolar campo da pesquisa, no enfrentamento às diversas exclusões que circundam o ambiente educacional não podemser deixadas de lado uma vez que tais exclusão têm afetado algumas ações da escola. Para resolver essa situação se faz necessário que haja uma junção de esforços da família escola, sociedade, poder público, e não apenas de um único setor, porém valoriza-se a unidade na diversidade.
Não podemos esquecer que vivemos num mundo globalizado, com conexão instantânea, um momento de grandestransformações sociais, políticas e até ambientais, portanto temos que nos sensibilizar e sermos críticos da escola que  queremos construir de fato.
Por outro lado, também é notório que a instituição “escola” não está  preparada para assumir todas as responsabilidades que lhe está sendo imputada pela sociedade.
Este projeto faz parte de um estudo que será realizado com o objetivo de analisar as relações degênero no trabalho pedagógico em uma escola de Educação Infantil.
Para coleta de dados e atendimento a este objetivo, deverá ser utilizada a abordagem de investigação qualitativa, na perspectiva etnográfica, o que possibilitará a interação com os sujeitos em seu cotidiano de forma natural.
Durante o período de observação teremos como ponto principal a percepção da influência do trabalhopedagógico na construção das identidades de gênero das crianças e como as interações entre professoras e crianças contribuem para a reprodução ou superação na construção de identidades de gênero.
Gênero é uma construção que se dá durante toda a vida, isso acontece em diferentes instituições e práticas sociais que constituem os sujeitos como homens e mulheres em um processo que nãotem fim, nem se completa. Os sujeitos se fazem homens e mulheres continuamente, de maneira dinâmica, aprendida nas diferentes instituições sociais que expressam as relações sociais de gênero, ou seja, são generificadas. A escola é uma dessas instituições que tem transmitido e reproduzido, por meio de suas práticas sociais, valores e comportamentos, considerados adequados,formando sujeitos masculinos e femininos.
Nesse sentido, é necessário compreender o trabalho pedagógico desenvolvido da escola, considerando um conceito mais amplo, com dois significados: o trabalho realizado por toda a escola, como a coordenação pedagógica, a secretaria escolar, a orientação educacional entre outros, e a interação da professora com as crianças, em sala deaula e em outros espaços. No sentido do trabalho pedagógico que se refere a toda a escola,
A escola, como instituição que transmite e reproduz valores e comportamentos considerados adequados, forma sujeitos masculinos e femininos, por meio de suas práticas sociais.
Nesse processo de formação os sujeitos podem tornar-se, ao mesmo tempo, reprodutores, reconstrutores ou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Projeto ambiente escolar e não escolar
  • Violência e relacões de gênero no ambiente escolar
  • Projeto Homoafetividade no ambiente escolar
  • Projeto de pedagogia em ambiente não escolar
  • Projetos e Praticas em ambientes não escolares
  • divisão de GÊNEROS
  • Projeto interventivo
  • Projeto interventivo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!