divisão do trabalho

Páginas: 5 (1201 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
DIVISÃO DO TRABALHO. *
DanielePereiraCoelho**
Resumo: Texto aprofundado nas questões de divisão do trabalho em concepções de como era (artesã) e como se transformou com todo processo de industrialização, levando em categoria as visões de Adam Smith e seu pensamento econômico, e, Karl Marx, com seu pensamento numa doutrina socialista ampliada visando uma igualdade entre a sociedade.Palavra-Chave: industrialização, necessidade, exploração, proletários, burguesia.
O processo de industrialização e os processos de divisão de trabalho veio surgir a partir da revolução francesa, na qual houve um avanço da burguesia no processo politico e econômico, ocorrendo assim um grande levantamento de divisão da sociedade em classes. Alguns pensadores colocam este processo de uma forma natural (AdamSmith), já outros são totalmente contra e até postulam novas teorias para que haja uma mudança evolutiva na sociedade (Karl Marx).
Antemão, a divisão do trabalho se dava a partir do sexo, ou seja, se for mulher iria ficar em casa, cuidar da casa, dos filhos e do marido, ser submissa ao marido, já o homem, iria trabalhar fora de casa, pagar as contas, ser o chefe da casa (autoridade imperativaem casa), fazer o trabalho, a priori, “mais duro”. Este processo, hoje, denomina-se “artesão” que se dava a partir de um caráter familiar, na qual o produtor (artesão) possui os meios de produção (sendo o proprietário da oficina e das ferramentas) e trabalha com a família em sua própria casa, realizando todas as etapas da produção, desde o preparo da matéria-prima, até o acabamento, isso querdizer que não havia um processo de divisão do trabalho ou especialização para a confecção de algum produto. Em forma simplificada no passado, o homem trabalhava para produzir o que consumia, seja em roupas, alimentos ou moradia. Ao constituir as primeiras sociedades, ou povos, o trabalho era recompensado por mercadorias (escambo), como uma espécie de troca, este escambo seria simplesmente umprocesso de troca, a transação ou contrato em que cada uma das partes entrega um bem ou presta um serviço para receber da outra parte um bem ou serviço em retorno em forma de crédito, sem que um dos bens seja moeda. Isto é, sem envolver dinheiro ou qualquer aplicação monetária-12700179705*texto escrito para disciplina teoria da história como cumprimento parcial disciplinar sob a orientação do professorCátia Franciele Sanfelice.
**acadêmica do segundo período do curso de história da UNIR campus Rolim de Moura 2014/1.
¹Kant em Marques.
00*texto escrito para disciplina teoria da história como cumprimento parcial disciplinar sob a orientação do professor Cátia Franciele Sanfelice.
**acadêmica do segundo período do curso de história da UNIR campus Rolim de Moura2014/1.
¹Kant em Marques.

aceita ou em circulação. Por exemplo, um agricultor com um marceneiro pratica escambo trocando dois cestos de frutas por uma cadeira, ou pela instalação de uma cerca em seu terreno.
A partir da revolução francesa houve ai o processo industrial e a divisão de trabalho e classe. Esta divisão de trabalho refere-se ao trabalho cooperativo emtarefas específicas e delimitadas, ao qual cada pessoa faz uma tarefa repetitiva e assim adquire uma agilidade maior na execução de seus movimentos, diminuindo o tempo gasto e aumentando a produção em seu tempo de trabalho. O motivo do aumento de uma divisão do trabalho cada vez mais complexa está ligado ao aumento do comércio, ao surgimento do capitalismo e à complexidade dos processos deindustrialização. Posteriormente, a divisão do trabalho atingiu o nível de uma prática gerencial de bases científicas com os estudos de tempo e movimento associados ao Taylorismo. A divisão do trabalho favorece a vida em sociedade, pois cada indivíduo tem sua função na estrutura social, desempenha algo que é necessário e útil para si e para as outras pessoas.
Adam Smith, em sua obra “A riqueza...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Divisão do Trabalho
  • Divisao de trabalho
  • Divisao do Trabalho
  • Divisão do trabalho
  • A divisão do Trabalho
  • Divisao do trabalho
  • Divisao do trabalho
  • O trabalho e a divisao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!