Divisão celular e meiose

Páginas: 7 (1606 palavras) Publicado: 21 de setembro de 2011
DIVISÃO CELULAR

Introdução

No estudo da genética a preocupação básica é o entendimento de como as características são repassadas entre as gerações. De uma forma geral, podemos imaginar vários indivíduos de uma população que se intercruzam formando novos descendentes, que manifestarão fenótipos resultantes da ação e interação dos genes recebidos. Nos organismos multicelulares, existem doistipos de células: as células somáticas e as reprodutoras; as células somáticas dividem-se por mitose, enquanto as reprodutoras dividem-se por meiose.
O processo de origem de novos indivíduos se inicia pela formação de gametas dos genitores e subseqüente união entre os mesmos. Da fecundação forma-se a célula ovo, ou zigoto, que reconstitui o número de cromossomo da espécie e possui informaçõesgenéticas, essa célula surge da união de células especializadas na reprodução, os gametas. Esta célula inicial se desenvolve gerando o indivíduo adulto, formado por mais de um trilhão de células, a partir da célula original, como no caso da espécie humana. Verifica-se, portanto, que os processos reducionais e conservativos são fundamentais na transmissão das características hereditárias.

Tipos dedivisão celular

Mitose
A mitose garante a distribuição de coleções idênticas de genes para as células formadas. É o processo pelo qual é construída uma cópia exata de cada cromossomo, a carga genética é replicada e distribuída eqüitativamente aos produtos finais.. pois a mitose garante a distribuição de coleções idênticas de genes para células formadas. A mitose é um processo contínuo, que secaracteriza pelo estado e pela posição dos cromossomos.As principais características da mitose são:
a) Distribuição eqüitativa e conservativa do número de cromossomos.
b) Distribuição eqüitativa e conservativa da informação genética.
Na intérfase o núcleo apresenta um contorno nítido pela presença da membrana nuclear. Os cromossomos estão invisíveis devido ao índice de refração ser igual a dacariolinfa (suco nuclear) e a problemas tensoriais. Os cromossomos começam a se diferenciar engrossando-se e tornando-se mais visível. O engrossamento se dá em parte pela espiralização e em parte pelo acúmulo de uma substância protéica denominada matriz (O cromossomo aumenta o diâmetro e diminui o tamanho). Ocorre a divisão longitudinal do cromossomo e replicação semi-conservativa da informaçãogenética (DNA).
O estudo da mitose a divide em quatro fases: prófase, metáfase, anáfase e telófase.
*Prófase- Na prófase os cromossomos tornam-se mais espiralados, encurtando-se, aumentando o diâmetro e individualizando-se. Em preparações fixadas e coradas o cromossomo parece ser sólido e oval ou assemelha-se a um bastão. As cromátides já podem ser observadas no final da prófase. Elas mantêm-seunidas pelo centrômero, o qual se liga às fibras do fuso cromático. A membrana nuclear desaparece e os centríolos migram para os pólos. Alguns autores consideram a fase intermediaria entre a pófase e a fase seguinte que se chama prometáfase.
*Metáfase- Há formação da placa equatorial, ou seja os cromossomos se dispõe na posição mediana da célula, possibilitanto a distribuição equitativa da informaçãogenética. Os cromossomos estão bem individualizados e fortemente condensados. Essa fase é adequada para se fazer contagem de cromossomos e verificação dealterações estruturais grosseiras. As linhas do fuso surgem em forma de linhas centrais (ou contínuas) ou de linhas cromossomais.
*Anáfase- Ocorre a separação das cromátides que se dá inicialmente pelo centrômero e posteriormente ao longo detodo cromossomo. Cada unidade tem seu próprio centrômero. Esta é a fase mais adequada para visualizar a posição do centrômero .
*Telófase- A membrana nuclear é reconstituída em torno de cada núcleo-filho e os nucléolos reaparecem. A citocinese ou seja divisão do citoplasma ocorre.

Meiose
A meiose é o processo que se verifica tanto nos órgãos sexuais masculinos quanto femininos. Através da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Divisão celular mitose e meiose
  • Divisão celular mitose e meiose
  • Divisão celular: mitose e meiose
  • Divisão celular
  • Divisão Celular (mitose e meiose)
  • Divisao celular meiose
  • Divisão celular mitose e meiose
  • Divisão Celular

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!