dividendo

Páginas: 8 (1798 palavras) Publicado: 3 de junho de 2014
 CONCEITO DE DIVIDENDO
O Dividendo corresponde à fracção dos lucros de uma empresa com ações cotadas em Bolsa que é distribuída aos seus acionistas de acordo com a percentagem que estes detêm do Capital das empresas.
DEFINIÇÃO DE PROVISÃO SEGUNDO PRONUNCIAMENTO TECNICO CPC 25
Provisões representam estimativas de perda de ativos ou de obrigações para comterceiros. Esses eventos, embora já tenham seu fato gerador contábil ocorrido, não podem ser medidos com exatidão e têm portanto caráter estimativo.DEFINIÇÃO DE INVENTÁRIO PERÍÓDICO E PERMANENTE
Inventário permanente
Sob um sistema de inventário permanente, contas de estoque e bancos de dados são atualizados automaticamente a cada vez que um produto é recebido ou vendido. Sistemas de inventáriopermanente dependem de tecnologia da informação para instantaneamente rastrear o movimento de estoque e enviar atualizações eletrônicas através de qualquer distância a bases de dados centrais.
Inventário periódico
Sistemas de inventário periódico usar auditorias de estoque regular e aleatória para atualizar as informações de rastreamento de inventário. Em vez de confiar na tecnologia paraatualizar bancos de dados cada vez que um item é vendido, os gestores devem fisicamente contagem de estoque no armazenamento de vez em quando, comparando inventário na mão contra dados de vendas e recebimento dos departamentos de vendas e de compras para determinar se quaisquer discrepâncias existem.
CONCEITOS DE CONTAS CREDORAS E DEVEDORAS
DEVEDORAS – bens e direitos da O aumento do PATRIMÔNIO daempresa pode ocorrer: Entidade. - Por lucro, nas operações de compra e de venda. - Por decisão dos próprios sócios, cotistas ou acionistas.e PASSIVO = contas
CREDORAS – compromissos, dívidas e obrigações da Entidade. O Plano de Contas consiste numa lista CODIFICADA de contas utilizadas na escrituração da empresa.
CONCEITO DE ATIVO E PASSIVO CIRCULANTE, ATIVO E PASSIVO NÃO CIRCULANTE.
Ativocirculante: em contabilidade, é uma referência aos bens e direitos que podem ser convertidos em dinheiro em curto prazo, é aquele que irá se realizar até o final do exercício social seguinte ao do balanço que está sendo elaborado e é equivalente ao "capital em giro". 
Ativo não-circulante: Ativo realizável a longo prazo, direitos realizáveis após o termino do exercício social subsequente.
OAtivo Não Circulante é composto dos seguintes subgrupos:
Ativo realizável a longo prazo
Investimentos
Imobilizado
Intangível

Passivo circulante: são as obrigações que normalmente são pagas dentro de um ano: contas a pagar, dívidas com fornecedores de mercadorias ou matérias-primas, impostos a recolher (para o governo), empréstimos bancários com vencimento nos próximos 360 dias.
São consideradosexemplos de passivo circulante:
Fornecedores ou duplicatas a pagar;
Empréstimos bancários;
Títulos a pagar;
Encargos sociais a pagar;
Salários a pagar;
Impostos a pagar.

Passivo não-circulante:  um subgrupo do passivo exigível do Balanço Patrimonial  e é composto das Contas antes agrupadas no Passivo Exigível a Longo, ou seja, de registro de todas as obrigações que devem ser quitadas cujosvencimentos ocorrerão após o final do exercício seguinte ao encerramento do balanço. 
Dentre essas contas podemos destacar:
Financiamento e empréstimos de instituições financeiras;
Debêntures a pagar;
Fornecedores de equipamentos de grande porte.

CONCEITO E ESTRUTURA DA DRE

DRE
Demonstração do resultado do exercício. É um relatório contábil elaborado em conjunto com o balançopatrimonial, que descreve as operações realizadas pela empresa em um determinado período.
Estrutura
Conforme legislação brasileira (Lei nº 6.404, de15 de dezembro de 1976, Lei das Sociedades por Ações) as empresas deverão discriminar na Demonstração do Resultado do Exercício: A receita bruta das vendas e serviços, as devoluções das vendas, os abatimentos e os impostos; a receita líquida das vendas e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Dividendos
  • DIVIDENDOS
  • Dividendos
  • Dividendos
  • Dividendos
  • Dividendo
  • dividendos
  • Política de dividendos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!