DIVERVAS AREAS DE ATUAÇÃO

2951 palavras 12 páginas
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO
A contabilidade, como ciência, possui diversas subdivisões, também conhecidas como especialidades, que têm por objetivo uma determinada área de atuação.
O campo de atuação contábil é amplo, oferecendo oportunidades de emprego e de realização profissional, tanto independente, como na empresa. Porém, como ressalta Durigon (2006), a área de atuação do contador é bastante ampla oferecendo inúmeras alternativas de trabalho, mas essas oportunidades só serão 4 conquistadas por profissionais que tenham: habilidade de negociação; flexibilidade; capacidade de inovar e criar; ética e conhecimento de sua área de atuação.
Durante muito tempo, a contabilidade foi vista apenas como um sistema de informações tributárias, mas hoje em dia, com um mercado altamente competitivo, ela é vista também como um instrumento gerencial que auxilia os gestores no processo de gestão, planejamento, execução e controle, bem como no processo de tomada de decisão. Em vista disto o profissional contábil passou a ter mais destaque e importância dentro da organização.
Diante das grandes mudanças no cenário contábil, o contador necessita de uma constante busca de informações para agregar conhecimentos, tornando um profissional competente para exercer seu papel de gestor da informação e utilizar seus mecanismos para interferir no processo decisório da empresa.
O objetivo principal da Contabilidade, portanto, é o de permitir, a cada grupo principal de usuários, a avaliação da situação econômica e financeira da entidade, num sentido estático, bem como fazer inferências suas tendências futuras. (IUDÍCIBUS; MARTINS; GELBCKE, 2003, p.49)

2 DESENVOLVIMENTO
2.1 CONTROLADORIA
A controladoria se preocupa com o conteúdo e consistência dos dados, para que as informações mensuradas sejam precisas e confiáveis garantindo a sua

Relacionados

  • Plano de negocio - projeto interdiciplinar
    8059 palavras | 33 páginas
  • Orientação Vocacional
    20727 palavras | 83 páginas