Diversos

Páginas: 4 (848 palavras) Publicado: 6 de outubro de 2011
1 – Sobre a colonização inglesa na América do Norte:

a) relacione o processo de conquista e colonização com a Reforma Protestante na Inglaterra.

Resp: No período da colonização inglesa naAmérica os ingleses estavam em meio de guerras civis, principalmente ocasionadas pela reforma protestante, e estes ingleses, oprimidos pelo protestantismo (puritanos), vieram para América em busca de umavida livre e melhor.

b) compare o tipo de colonização que se desenvolveu nas colônias inglesas do sul com a que se desenvolveu no norte e no centro, destacando os fatores que explicam estadiferença.

Resp: No Norte, conhecido também como Nova Inglaterra, era povoada pelos puritanos, protestantes ingleses. As propriedades do Norte eram pequenas/medias, o trabalho era familiar, com produçãodiversificada (policultura) e pecuária. A agricultura era baseada na subsistência, e o excedente era vendido no mercado local e regional. Alem destas atividades desenvolvia-se também oficinas e fabricas.Na questão religiosa, esta região era muito intolerante, e era caracterizada também pela caça as bruxas. Na pirâmide social temos os ricos comerciantes no topo e os trabalhadores braçais na base, eexistia a possibilidade de ascensão social. Na economia tinha um dinamismo econômico com o comercio triangular.
O Sul era muito diferenciado do Norte, lá as propriedades eram grandes (latifúndios), otrabalho era escravo, trazidos da África, o modo de produção era monocultura, principalmente o tabaco, utilizava-se a plantation, daí a exportação. Alem da escravidão existia também o trabalhofamiliar e a servidão por contrato. No aspecto religioso existiam os puritanos, católicos e anglicanos. Havia assim a tolerância religiosa. Na pirâmide social estavam no topo os grandes proprietários deterra e na base os escravos, a desigualdade era predominante e não havia ascensão social.
O Centro tinha as mesmas características do Norte, propriedades pequenas/medias, policultura e pecuária,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • diversos
  • diversos
  • diversos
  • diversos
  • diversos
  • Diverso
  • diversos
  • diversos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!