Diversos

Páginas: 52 (12771 palavras) Publicado: 4 de abril de 2013

MALI, ENCONTRO DE CAMINHOS
No coração dos impérios da África Sahariana, ponto neurálgico de caminhos e encontros de caravanas trans-saharianas, se descobre a República de Mali.
O seu passado lendário deixa-se sentir em cada aldeia, surgindo entre a poeira do deserto ou nas fértis beiras dos rios. Este país, duas vezes maior que Espanha, tem paisagens extensos demais e diferentes, assim comoum variado mosaico étnico difícil de unir em um só conceito.
Mali oferece ao viajante uma terra cheia de arte, história e cultura, donde o tempo parece haver-se detido. Ficaram para os mitos cidades como Tombuctú, Gao o Yenné, ancoradas à borda do deserto. Mali também acolhe às principais capitais do povo Dogão, possuidor de uma das culturas mais fascinantes da África.
O impressionante desertopropone ao visitante, a posibilidade de encontrar a paz e a justa medida das coisas e do próprio ser. Os Parques Nacionais apresentam uma vida animal selvagem que sobrevive às frequentes secas. No Parque Nacional de Bamako podem-se ver, também, animais típicos do continente como antílopes, búfalos, girafas e alguns leões.
ALFÂNDEGA E DOCUMENTAÇÃO
Passaporte em vigor, com validez mínima de 6meses, visto e passagem de saída ou fundos suficientes. Para entrar no país é necessária vacina contra a febre amarela. Aconselhamos viajar com certidão internacional de vacinação
CLIMA
Clima subtropical mutante dependendo da zona. As temperaturas mais quentes são de março a maio e as chuvas chegam de junho a setembro. De dezembro a fevereiro sopla o Hamattan, vento procedente do Sáhara que vemcheio de areia e provoca a baixada das temperaturas.
EQUIPAMENTOS DE VIAGEM
É bom levar roupa de algodão e calçado cômodo, capa de chuva, alguma prenda de abrigo, óculos de sol, chapéu, protetor solar e repelente contra insetos.
IDIOMA
As línguas faladas são muito numerosas, à julgar pelas diferentes etnias que convivem no país. As mais numerosas são as do tipo mandé. A mais escutada é abámbara, sobretudo no comércio. O francês é o idioma oficial. também fala-se ou malinke, kasonke, wasulunke, senufo, songhai e tamashek.
RELIGIÃO
A maioria da população é muçulmana (82%). Ao Islã seguem outras religiones tradicionais do tipo animista fetichista, somando um 33,42%. O resto são católicos (1,25%) e cristãos (0,32%).
ELETRICIDADE
A corrente elétrica é de 220 volts a 50 Hz.
MOEDA ECÂMBIO
A moeda oficial é o Franco Maliense (XOF). Um XOF equivale a 100 céntimos. Não existem restrições para importar e nem exportar a moeda do país.
EMERGÊNCIA - SAÚDE - POLICIAMENTO
É imprescindível a vacina contra a febre amarela e muito recomendadas a profilaxe antimalária, a vacina contra a hepatitis A e o tétano. Recomenda-se não beber água da torneira e nem comer alimentos sem cuzinhar eter uma especial precaução como o sol. É aconselhavel levar farmácia bem preparada e viajar com um seguro médico e de assistência. Também convém levar desinfetantes ou filtros para potavilizar a água.
CORREIOS E TELEFONIA
O serviço postal de envio de cartas é seguro, costuma chegar com não demasiada demora a seu destino; o envio de pacotes é mais difícil. Para chamar a Mali há que discar00-223 mais número de assinante.
FOTOGRAFIA
Em aeroportos, instalações militares e lugares de segurança nacional está proibido fazer fotos. Algunas das etnias costumam pedir dinheiro por permitir ser fotografadas, como é o caso do povo Dogom. Há que ter em conta que às mulheres muçulmanas por questiões religiosas não gostam de ser fotografadas. É convenente levar material suficiente e também filtrose telémetros.
HORÁRIO COMERCIAL
Geralmente os bancos permanecem abertos de 8 da manhã às 12 do dia.
GORJETAS
Costuma-se destinar entre um 5 e um 10% em restaurantes. Outros serviços se cobrem com uma pequena quantidade.
TAXAS E IMPOSTOS
Existe uma taxa de aeroporto para os vôos internacionais. Também há uma taxa para os vôos nacionais.
LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA
Mali está situado na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • diversos
  • diversos
  • diversos
  • diversos
  • diversos
  • Diverso
  • diversos
  • diversos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!