Diversos

Páginas: 2 (393 palavras) Publicado: 25 de setembro de 2014
O uso de certos fármacos pode modificar a utilização de alguns nutrientes, com implicações clínicas tanto na eficácia terapêutica medicamentosa como na manutenção do estado nutricional. Por sua vez,os nutrientes são também capazes de interagir com fármacos, sendo um problema de grande relevância na prática clínica, podendo causar alterações nos efeitos farmacológicos ou na biotransformação dofármaco. Porém, de acordo com a nutricionista Cristina Martins, mestre em nutrição clínica pela New York University, doutora em Ciências Médicas – nefrologia pela UFRS, coordenadora do setor de nutriçãoda Fundação Pró-renal Brasil e autora do livro Interações Fármaco x Nutrientes, é importante reconhecer que as interações farmaconutrientes são possibilidades. “Não significa, necessariamente, queocorrerão em todos os indivíduos; depende de vários fatores, como quantidade de fármaco e de alimento utilizada, uso de diversos fármacos, idade, sexo, estado clínico e físico do usuário, entre outros”,explica.

E esta interação começa já na boca. “Os fármacos podem alterar o fluxo salivar, causando boca seca, aumento de cáries, estomatite e glossite, alterando a digestão, principalmente decarboidratos. “Porém, as interações mais prejudiciais estão no efeito do fármaco na absorção, no metabolismo e na excreção de nutrientes. Por outro lado, os alimentos podem aumentar ou reduzir/neutralizar aação dos fármacos”, avalia. Um exemplo deste último caso são alimentos ricos em cálcio que podem diminuir o efeito do antibiótico tetraciclina, cuja absorção também é prejudicada por uso deantiácidos (veja mais no quadro). Além disso, a presença de alimento no estômago pode diminuir a taxa e/ou a extensão da absorção do fármaco.

A nutricionista ainda lembra que há alimentos que interagempotencialmente com os medicamentos. “Por sua vez, estes podem conter excipientes, substâncias que são adicionadas para dar forma, consistência, sabor, cor ou para agir como diluente. Os excipientes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • diversos
  • diversos
  • diversos
  • diversos
  • diversos
  • Diverso
  • diversos
  • diversos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!