diversos

Páginas: 3 (558 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
CA lei garante aos portadores de deficiências a isenção de IPI, ICMS e IPVA na compra de automóveis. O que nem todo mundo sabe é que o benefício não se limita a cadeirantes – inclui doenças comoartrose, tendinite e câncer de mama. O procedimento é trabalhoso, mas compensa: com o abatimento dos tributos, o preço do veículo fica cerca de 25% menor. E o carro é livre do rodízio municipal vigente emSão Paulo.
O primeiro passo é ser examinado por um perito do Detran, que atende em clínicas credenciadas. É bom levar um relatório médico, com diagnóstico, código da doença e procedimentosrealizados, como cirurgias. Após reconhecer a veracidade do caso, o perito indicará o tipo de veículo a ser usado.
Em seguida, é preciso obter uma carteira de habilitação especial. Autoescolas especializadasem deficientes possuem carros adequados para realização das aulas e exame. Feito isso o Detran emite um laudo que permite ao interessado pedir as isenções dos impostos.
A renúncia do IPI deve sersolicitada à Receita Federal. Após a aprovação é possível procurar uma concessionária para adquirir o veículo, que deve ser nacional ou feito no Mercosul e ter tabela de até R$ 70 mil.
A loja faz umadeclaração com os dados do modelo, e o comprador deve ir, então, à Secretaria da Fazenda, para solicitar a isenção do ICMS e do IPVA. Vencida essa etapa, o carro é faturado pela fábrica em nome dosolicitante. Depois, é só pedir a dispensa do rodízio na prefeitura.
Carros com essas isenções só podem ser revendidos após dois anos. Para fazer um nova compra, é preciso repetir o processo.
Muitosrecorrem a despachantes e assessorias especializadas. Esses profissionais cobram cerca de R$ 600 pelo serviço. Algumas concessionárias têm departamentos de vendas especiais, que podem ajudar.
Comoescolher
Algumas limitações físicas exigem que o carro seja adaptado. Para muitas, ter câmbio automático é suficiente.
Esse é o caso da aposentada Helena Stavro, de 82 anos. Ela tem uma prótese de fêmur...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • diversos
  • diversos
  • diversos
  • diversos
  • diversos
  • Diverso
  • diversos
  • diversos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!