Diversos

Páginas: 6 (1348 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2012
Ana Claudia Lima Ribeiro
Ana Cláudia Silva Batista
Anie Caroline S. Saraiva
Camila Cristina da Silva
Jessica Silva Paiva

Vigilância em Saúde I Enfermagem em assistência
á epidemiologia e gravidez na adolescência

Outubro /2012
RA-4608902787
RA-3266578143
RA-1105278984
RA-1001759713
RA-1141339198

ATPS de Vigilância em Saúde I,
Enfermagem em assistência a epidemiologia egravidez na adolescência, tem por
objetivo criar um manual de prevenção e
orientação em saúde voltado para mulheres
com idade fértil.

Outubro/2012
SUMÁRIO
1.0 Epidemiologia
1.1 Histórico
1.2 Definição
2.0 Gravidez na Adolescência
3.1 Histórico
3.2 Definição
2.3 Riscos da Gravidez na Adolescência
2.4Consequências da Gravidez
3.0

1.Epidemiologia
1.1 Histórico
Confunde-se com a história da medicina. Até o século XIX: Hipócrates: analisava as doenças em bases racionais, como produto da relação do indivíduo com o ambiente; Teoria miasmática; John Graunt (1620-1674): tratado sobre as tabela mortuária em Londres: mortalidade por sexo e região: quantos óbitos ocorriam em relação ao total dapopulação. “Pai da demografia e das estatísticas vitais”.
O século XIX: Europa como centro das ciências- Revolução industrial e deslocamento das populações para as cidades e a ocorrência das epidemias de cólera, febre tifoide e febre amarela; Pierre Louis : introduziu o método estatístico na contagem dos eventos, revelou a letalidade da pneumonia em relação à época em que era iniciado o tratamentopor sangria; Louis Villermé: investigou a pobreza, as condições de trabalho e suas repercussões sobre a saúde e a estreita relação entre situação socio-econômica e mortalidade; William Farr: classificação das doenças, descrição das leis das epidemias. Possibilitou o acesso dos estudiosos a um manancial de informações; John Snow, investigações sobre epidemia de cólera o consumo de água poluídacomo responsável pelos episódios da doença e traçar os princípios de prevenção e controle de novos surtos válidos ainda hoje, mas fixados muito antes ao isoladamente do agente etiológico. Pai da “epidemiologia de campo”: coleta planejada de dados; Louis Pasteur “pai da bacteriologia”, bases biológicas para o estudo das doenças infecciosas, identificou e isolou numerosas bactérias, estudo dafermentação da cerveja e do leite, investigação das bactérias patogênicas e dos meios de destruí-las ou impedir sua multiplicação e os princípios da “pasteurização”.
Primeira metade do século XX: Influência da microbiologia, estudos concentrados no laboratório, os demais ramos da medicina eram subordinados à este conhecimento. A formação do sanitarista centrava-se no laboratório. Oswaldo Cruz(1872-1917): fundou o Instituto em Manguinhos-RJ, propiciando uma gama de pesquisas e investimentos na área, além de combate à febre tifóide, peste e varíola. Figuras que ali se destacaram: Carlos Chagas, Adolfo Lutz (febre amarela) e Emílio Ribas; Desdobramentos da teoria dos germes, Saneamento ambiental, vetores e reservatórios de agentes ecologia. Base de dados para a moderna epidemiologia: estatísticasvitais informações sobre nascimentos, óbitos, informações sobre morbidade a partir dos dados oficiais e sem as quais não seria possível as investigações etiológicas. Segunda metade do século XX: mudanças das doenças prevalentes de infecciosas para as doenças crônicas e degenerativas como causa de mortalidade e morbidade.

1.2 Definição
Rouquayrol(2003)Define epidemiologia como a ciência queestuda o processo saúde doença na sociedade, analisando a distribuição populacional e os fatores determinantes das doenças, danos à saúde e eventos associados a saúde coletiva, propondo medidas específicas de prevenção,controle ou erradicação de doenças e fornecendo indicadores que sirvam de suporte ao planejamento, administração, e avaliação das ações de saúde.
Em relação a definição da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • diversos
  • diversos
  • diversos
  • diversos
  • diversos
  • Diverso
  • diversos
  • diversos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!